Cidades

Retrato Brasília ocupa a capital no aniversário de 55 anos

Projeto que define panorama cultural do DF comemora o encerramento das atividades com dois dias de workshops, lançamentos, gastronomia e ações ao ar livre. Festival começa às 16h desta segunda-feira, no CCBB, e segue até amanhã, no Cine Brasília

postado em 20/04/2015 08:03 / atualizado em 19/10/2020 11:07

Os brasilienses têm encontro marcado com a cultura da cidade hoje, às 16h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Após seis meses de pesquisa, o projeto Retrato Brasília — uma parceria entre a instituição e o Correio Braziliense — promove a festa de encerramento na véspera do aniversário de 55 anos da capital. Nesta segunda-feira, o público poderá conferir atrações diversas no local, como uma exposição de bonecas feitas a partir de materiais reaproveitados, a apresentação de um alfabeto pictórico inspirado em monumentos do DF e o lançamento do livro que conta a construção do projeto. Amanhã, o evento segue para o Cine Brasília, com programação que vai das 15h à meia-noite.


Santiago Mourão, um dos criadores do alfabeto icônico da cidade" />

O ilustrador Santiago Mourão, 34 anos, é um dos responsáveis pelo Dingbats Brasília, alfabeto icônico que foi desenvolvido a partir de monumentos da cidade. Ele conta que ele e os designers Bruno Porto e Victor Papaleo buscaram inspirações que fugissem aos clichês. “A gente partiu para um lado menos explorado de Brasília. Por exemplo, usamos elementos como a caixa d'água de Ceilândia, o relógio da Praça do Relógio de Taguatinga e os cristais da Praça dos Cristais do Setor Militar Urbano”, explica. Depois do lançamento, a fonte ficará disponível gratuitamente no site do escritório de design Grande Circular (www.grandecircular.com). “A ideia é que o tipo de letra estilizada tenha uma propagação e seja disponibilizada também em outros sites no futuro”, diz Mourão.

Os designers Nina Santiago, 31, e Thiago Lucas, 29, apresentam, às 19h30, o Em rede — redário com capacidade para seis pessoas que foi instalado embaixo de uma das árvores do CCBB. A estrutura deve ficar lá pelos próximos meses, com uso livre para o público. “O redário tem uma estrutura circular que remete a uma oca indígena. Nós trabalhamos com cordas coloridas, que formaram uma padronagem bem interessante na obra”, explica Nina.

Amanhã, as áreas externa e interna do Cine Brasília recebem atividades do Retrato Brasília. Tem de tudo um pouco: oficina de animação, degustação de petiscos de diversos food trucks, passeio guiado pelas superquadras-modelo, entre outros. Representando a cultura urbana, das 15h às 18h, haverá a criação de painéis de grafite, oficina de skate e de break dance com o grupo Zulu Breaker’s. “Quem for vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura hip-hop. Poderá conversar com os artistas sobre grafite e participar de uma oficina de break, com turmas para crianças e adultos. Também tem a oficina de skate”, explica Gilmar Satão, 42, criador do grupo. Ele elogia a iniciativa. “É uma chance única participar de um evento como esse, em que vários segmentos culturais estão representados”, diz.

Programação

Segunda-feira — CCBB

16h — Workshop de criação poética

Coletivo Transverso (Patricia Bagniewski, Patricia Del Rey e Cauê Novaes), Maurício Chades e grupo Mesa de Luz (Hieronimus do Vale, Marta Mencarini e Tomás Seferin). Com 15 vagas, a oficina trabalhará a criação poética e a construção de miniprojetores analógicos artesanais. Inscrições: coletivotransverso@gmail.com.

18h30 — Dingbats Brasília
Bruno Porto, Santiago Mourão e Victor Papaleo/Grande Circular. O projeto expõe um alfabeto pictórico inspirado na capital federal.

19h — Hupano
Fernanda Ferrugem e Roberto Dagô. Exposição de bonecas criadas a partir do reaproveitamento de tecidos e materiais descartados. Haverá performance de Roberto Dagô ao som do Manifesto Hupano, musicado pelo produtor eletrônico João Komka.

19h30 — Em rede

Apresentação do mobiliário externo doado ao CCBB pelos designers Nina Coimbra e Thiago Lucas. O público poderá usar o redário.

20h — Lançamento do livro e do aplicativo Retrato Brasília
O livro documenta a construção do projeto. O aplicativo localiza as iniciativas mapeadas pela pesquisa da agência Mindset/WGSN Group.

20h30 — Projeção poética e cinema.


21h — Show com a banda Muntchako.

Terça-feira — Cine Brasília (106/7 Sul)


De 15h a 21h
Limonada Project convida Coletivo Ora Bolas
Exposição de brinquedos ótico-mecânicos e projeção de animações sobre a história da animação.

Thaumatrópio e FlipBook.

Com 1h20 de duração, haverá turmas para adultos e para crianças.

Experimente Utopia
Novos Pioneiros Empreendedorismo: Patrícia Herzog e Tatiana Petra/Experimente Brasília.

Pool Party e piscinas com Objeto Encontrado

Superquadra Experience
Passeio guiado a pé pela arquitetura e verde das superquadras. Inscrições: por ordem de chegada. A visita é gratuita, com 2h de duração. Há 20 vagas.

Pedale nas Nuvens
Dez bicicletas Nuvenzinha estarão disponíveis para quem quiser pedalar pela cidade, pelo tempo de até 1h.

Intervenção de arte urbana com o artista plástico Pedro Sangeon

De 15h a 18h - Ação DF Zulu Breaker's

Criação de painéis de arte urbana com Gilmar Satão, Cipriano Snupi, Anderson Fokker, Flávio Soneka, João Sowtto e Guga Baygon.

De 15h a 17h

Oficina prática de skate para crianças com Francisco Pessanha.

De 15h30 a 16h30 e de 16h30 a 17h30
Oficinas de break com Will Locking e Thayson, no palco do cinema.

De 15h a 0h
Degustação de produtos produzidos por nove kombis, entre comidas, bebidas, arte e música. Com acesso livre e degustação gratuita (quantidades limitadas).

Buzinaço Corujinha
Novos Pioneiros Empreendedorismo: Marcela Prado e Daniel Junqueira , do Corujinha Foodtruck. Convidada: Gracilene Bessa/Limonada Project.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação