Cidades

Levantamento: locais de tráfico são os mesmos de homicídios no DF

A maioria dos envolvidos nos crimes tem baixa escolaridade e menos de 18 anos

Adriana Bernardes
postado em 27/04/2015 06:05

Prisão de acusados de tráfico em Ceilândia: relação direta com homicídios

No livro Inteligência Policial ; Um estudo sobre os benefícios de informações georreferenciadas na investigação policial, que acaba de ser lançado, dois policiais da área de tecnologia da informação da Polícia Civil usaram programas de computador para georreferenciar os crimes tráfico e de homicídios em Ceilândia, cidade mais populosa do Distrito Federal. Reginaldo Pereira dos Santos Filho e José Wellington Cunha da Silva analisaram os boletins de ocorrência feitos nas delegacias da cidade entre os anos de 2010 e 2011. Consideraram o sexo, a idade e a escolaridade dos envolvidos. Por meio do Sistema de Informação Geográfica, associado ao Sistema de Posição Global (GPS), descobriram que os locais de registro de tráfico coincidiam com as áreas com mais homicídios. Também apontaram que a maioria dos envolvidos tem baixa escolaridade e, muitos, menos de 18 anos.

O estudo é fruto de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Católica em 2012 e mostra a importância do uso de tecnologias da informação para o gestor público. ;Em alguns casos, fica evidente que não se trata só de um problema de polícia, mas de uma situação que necessita de intervenção de diferentes áreas do governo. Às vezes, melhorar a iluminação pública e limpar terrenos baldios ajuda na segurança de uma lugar;, explica Reginaldo.

Compartilhamento

Alguns dos programas de computador usados por Reginaldo e José Wellington para desenvolver o estudo foram desenvolvidos e patenteados por policiais civis do DF e estão à disposição do Estado. Em alguns casos, como na confecção da análise de vínculos, esses instrumentos já são usados e municiam os investigadores com uma vasta informação das relações entre criminosos, permitindo identificar as tarefas de cada integrante da organização.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação