Cidades

Pais e crianças se reúnem na 104/105 Sul para atividades ao ar livre

Cada vez mais os brasilienses descobrem as maravilhas das áreas verdes

Gláucia Chaves
postado em 03/05/2015 08:01
Cerca de 100 pessoas participaram do projeto de contação de histórias desenvolvido no local, com direito a piquenique e a diversos jogos
Viver em Brasília é como ter um grande quintal à disposição. Se o isolamento dos apartamentos não facilita o encontro das crianças, é nas pracinhas e parques da cidade que os pequenos ; e os pais, é claro ; têm a chance de conviver. Desde setembro de 2014, a praça da EQS 104/105, por exemplo, já não é mais a mesma. O projeto Histórias no parque ; Contação de histórias infantis tem tirado muita gente de dentro de casa em dias de sol. Todo primeiro sábado do mês, eles convocam adultos, crianças, cães, gatos e quem mais quiser curtir um pouco de grama e ar livre.

[SAIBAMAIS]No sábado (2/5), cerca de 100 pessoas toparam desligar os aparelhos eletrônicos para colocar o rosto no sol. Segundo a organizadora do projeto Mariana Campello, 34 anos, o parque estava abandonado há muitos anos. Em janeiro de 2014, o governo reinaugurou o espaço, reformado e pronto para voltar a ser usado. Não demorou até que os moradores das quadras adjacentes passassem a frequentá-lo. Mariana era uma dessas pessoas e, em um dos passeios com a filha, de 3 anos, conheceu a psicóloga Cristiana Aspesi. ;Ela trabalha com crianças e também é contadora de histórias, então, pensamos em fazer aqui uma atividade parecida;, relembra.

Além das histórias, há ioga infantil, ciranda, brincadeiras e lanche. A ideia básica do projeto é a integração, em todos os aspectos. Os pais são incentivados a levar algo para contribuir com o café da manhã coletivo, disposto em uma grande mesa, ao alcance de todos. Cangas, toalhas, brinquedos ; de preferência, que possam ser compartilhados entre as outras crianças ; também são muito bem-vindos. Animais de estimação, fantasias, cata-ventos, vale tudo para que os pequenos se sintam acolhidos.

A servidora pública Luíza Zandonadi, 34, não conhecia o parque da 104/105 Sul. Ficou sabendo do evento por um grupo da internet e não pensou duas vezes em levar a filha, a pequena Fernanda Zandonadi Lopes, 2 anos e meio. As duas foram praticamente as primeiras a chegar e os brilhantes olhos azuis da menina logo se encantaram. ;O que mais gostei do evento todo foi o ambiente, a convivência com outras crianças em um lugar arejado e com sombra;, destaca Luíza.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação