Cidades

Estudantes do Guará inauguram programa internacional de segurança na web

A Expedição de Segurança na Internet chega pela primeira vez ao Brasil. O foco é conscientizar alunos de 8 a 14 anos sobre as armadilhas do mundo digital

postado em 05/05/2015 13:45
A Expedição de Segurança na Internet chega pela primeira vez ao Brasil. O foco é conscientizar alunos de 8 a 14 anos sobre as armadilhas do mundo digital
Seja no computador, tablet ou celular, está cada vez mais fácil ter acesso à internet, onde trocamos fotos, vídeos e até informações pessoais, um universo presente na vida de crianças e adolescentes. Pensando nos riscos que esta facilidade pode causar para eles, o Centro de Ensino Fundamental 8, no Guará 2, recebeu nesta terça-feira (5/5) a Expedição de Segurança na Internet. Cerca de 150 estudantes, entre 12 e 15 anos, foram conscientizados sobre as ameaças do mundo on-line.

"A gente precisa ensinar agora, que eles estão começando a entrar no mundo digital. O Brasil é, talvez, uma das maiores populações usando a internet", comenta Helena Martins, uma das representantes do Google no Brasil. O CEF 8 é a primeira das 20 escolas brasileiras a receber a palestra. O projeto, em parceria com a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) começou nos Estados Unidos, com 35 mil alunos de 65 escolas.

A empresa ainda não informou as próximas unidades de ensino por onde o projeto passará, mas garante que estuda opções para atender o maior número de pessoas. Martins acredita que estudantes nessa faixa etária demonstram maior receptividade ao tema.

Os alunos usaram placas para responder perguntas sobre segurança na rede
De forma descontraída, o evento mostrou como os alunos podem tornar mais seguras as senhas de aparelhos móveis e contas na internet, apenas com o acréscimo de números e símbolos; como se proteger de golpes que circulam na rede e incentivou a gentileza digital, com menos ataques pessoais.

A diretora do CEF 8, Maria Amélia Gusmão, ressaltou a urgência da discussão: "Todo ano, nós temos algum caso de imagens ou vídeos pessoais que circulam entre os alunos. Ano passado, tivemos um grave. Todo mundo está conectado. Eles (os alunos) têm acesso à internet via celular; é tudo muito rápido".



Jaime Silva Júnior, 11 anos e William Ferreira, 12, fizeram várias anotações
Os alunos do 6; ano Jaime Silva Júnior e William Ferreira, de 11 e 12 anos, mostraram que estão conectados com a tecnologia. Eles filmaram e fotografaram parte do evento para exibir os vídeos às famílias. "Agora eu sei como é importante colocar uma senha no celular", disse Jaime. William aprendeu como configurar as redes sociais para compartilhar conteúdo apenas com os amigos.

Perigo
Pesquisas do Google e da Unicef indicam que um em cada cinco jovens brasileiros compartilha o endereço residencial na web e que 35% das pessoas que conhecem estranhos na internet marcaram um encontro pessoalmente. Os dados são de 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação