Cidades

Após sucesso de transplante, militar com leucemia se aproxima de cura

Hoje, Michel está em isolamento e recebe cuidados redobrado- procedimento que ocorrerá por ao menos 60 dias

postado em 06/05/2015 14:51
Hoje, Michel está em isolamento e recebe cuidados redobrado-  procedimento que ocorrerá por ao menos 60 dias
A medula que o militar Michel Maruyama, 30 anos, recebeu de um doador anônimo "pegou". No jargão médico, isso significa o sucesso do transplante e que, em breve, o brasiliense poderá voltar para casa curado da Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A boa notícia foi recebida nesta terça-feira (5/5) com alegria por toda a família.

O procedimento foi feito em 9 de abril, em um hospital de Curitiba, onde Michel segue internado desde o início do tratamento. O transplante consiste em uma transfusão de sangue com a medula do doador, procedimento que durou seis horas. Para receber a medula, o militar teve de fazer uma quimioterapia pesada.

Hoje, Michel está em isolamento, devido à sua baixa imunidade, e recebe cuidados redobrados, procedimento que ocorrerá por ao menos 60 dias, segundo a família. Em abril, às vésperas do tranplante, ele gravou um vídeo para o Correio contando a trajetória que seguiu até superar a doença.

[VIDEO1]

A irmã mais nova do militar, Cristiane Maruyama, 30, conta que a família soube em março que um doador com 90% de compatibilidade havia sido encontrado. A expectativa foi grande enquanto o doador anônimo fazia exames e era consultado. Em 1; de abril, pela manhã, veio a confirmação: a pessoa estava apta e disponível para doar a medula óssea. Não era mentira. "Estávamos com uma expectativa muito grande para chegar esse dia e é gratificante vencer cada etapa", emociona-se a irmã.

[SAIBAMAIS]Diagnóstico
Michel recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA) em 21 de março de 2014, após sofrer de fadiga e anemia grave. Depois de diversos ciclos de quimioterapia, a doença regrediu e Michel se tornou candidato para o transplante de medula. Mas a felicidade durou pouco: nenhum dos familiares era doador compatível.

A má notícia não foi o suficiente para desanimá-los e logo iniciaram uma campanha em busca de um doador, além de incentivar as pessoas a se cadastrarem no Redome. A campanha ganhou as redes sociais. Famosos ;como o jogador de futebol David Luiz, o cantor Luan Santana, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano e o ator Fábio Assunção ; aderiram à campanha #tamojuntomichel e gravaram vídeos de apoio.

Com informações de Ailim Cabral

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação