Cidades

Ministério Público de Goiás pede isolamento de erosão em Valparaíso

Órgão pede pagamento de, pelo menos, R$ 5 milhões aos proprietários do terreno

postado em 12/05/2015 10:40
O Ministério Público de Goiás (MPGO) pediu à Justiça o isolamento e devido monitoramento de uma grande erosão no Setor Esplanada 3, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, sob a alegação de tratar-se de uma área de risco. Além disso, pediu a condenação dos proprietários do terreno em, pelo menos, R$ 5 milhões, a serem revertidos ao Fundo Estadual do Meio Ambiente.

Leia mais notícias em Cidades

No pedido de liminar, o órgão sugere ainda a elaboração e execução de um projeto de recuperação da área. O buraco se formou a partir do lançamento de água pluvial drenada da rodovia BR-040. No documento, é sustentada a necessidade de adequação da descarga da água da chuva e a recomposição do corpo hídrico.

De acordo com a ação, o processo erosivo da área teve início há mais de 10 anos e foi constatado por diversos órgãos. Em uma tentativa de resolução extrajudicial dos danos ambientais, foi proposta a celebração de um termo de ajustamento de conduta entre as partes, que não mostraram interesse no acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação