Cidades

Campanha libera banheiros de acordo com identificação de gênero em Brasília

Medida quer combater preconceito contra travestis e transexuais

postado em 22/05/2015 16:54

Placa em banheiro masculino da UnB

;Aqui você é liberado para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica;, diz a placa colada em banheiros da Universidade de Brasília (UnB) e UniCeub desde a última quinta (21/5). A iniciativa é da Libera meu xixi, campanha de combate à transfobia em espaços públicos. Na página da rede social, a campanha libera o modelo da placa para download e impressão.

O projeto foi criado há menos de dois meses e a página do Facebook já teve mais de 20 mil acessos. A repercussão foi positiva, na avaliação de Carol Ferrare, que lidera a iniciativa com Thiago Ferrare e Gabriela Alves: ;Estou surpresa e feliz, a gente esperava atrair os haters. Até o Laerte apoiou!” O cartunista foi proibido de usar um banheiro feminino em São Paulo, em 2012.

Leia mais notícias em Cidades

A ideia do projeto Libere meu xixi veio após o grupo presenciar uma confusão em festa por causa do assunto. O segurança barrou uma mulher transexual de usar o banheiro feminino. Carol Ferrare ressalta que o problema não foi com a organização do evento, que se mostrou disposta a ajudar, mas com os próprios seguranças que não sabiam que ;a festa era livre;. ;Poxa, se o problema é falta de informação, então cartaz resolve;, afirma.

Em março deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou resolução que recomenda o uso de banheiro e uniforme escolar de acordo com a identidade de gênero. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, travestis e transexuais têm o direito de usar banheiros femininos desde 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação