Cidades

Prédio da PGR em Brasília recebe banner de campanha "Corrupção, não"

A ação visa reforçar o debate contra a corrupção e conscientizar jovens sobre o papel do Ministério Público contra esse tipo de crime

postado em 25/05/2015 17:45

A ação visa reforçar o debate contra a corrupção e conscientizar jovens sobre o papel do Ministério Público contra esse tipo de crime

Em combate à corrupção, a fachada do prédio da Procuradoria Geral da República recebeu um banner com a frase "Corrupção, não". Realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp), a ação une 21 países contra este tipo de crime.

Com as hashtags #CORRUPÇÃONÃO e #CORRUPCIÓNNO, a campanha, além de reforçar o debate contra as prática ilícitas em ambiente de gestão pública, visa explorar as redes sociais para conscientizar a população sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento a este tipo de crime.

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pesquisas recentes da Transparência Internacional apontam que os jovens são os mais incomodados com a corrupção. ;Eles também são os mais dispostos a encarar as mudanças culturais necessárias ao enfrentamento da corrupção;, explicou.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, 70% dos brasileiros acreditam que há corrupção na polícia, 55% nos serviços médicos e hospitais e 50% consideram que a justiça também não escapa da corrupção. Por outro lado, 81% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa disseram acreditar que pessoas comuns podem ajudar a combater a corrupção.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social no mundo. A entidade estima que, a cada ano, ao menos US$1 trilhão é gasto em subornos, enquanto cerca de US$ 2,6 trilhões são desviados. A soma é equivalente a mais de 5% do PIB mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação