Cidades

Três pacientes são isolados com superbactéria em hospital do Guará

Unidade de saúde enfrenta ainda o problema de superlotação

postado em 30/05/2015 08:06
Três pacientes foram isolados, ontem, no Hospital Regional do Guará (HRGu), depois que exames apontaram a presença da superbactéria Acinetobacter baumanii. Em dois deles, houve apenas colonização, pois o micro-organismo não foi encontrado no sangue nem na urina. No terceiro, houve infecção. Os casos se somam ao da mulher de 79 anos internada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) desde o último dia 15. Nela, a infecção foi por Enterecoccus, agravada pelo fato de que essa superbactéria é resistente ao antibiótico vancomicina, tradicionalmente usado no tratamento. Com isso, duas alas do HRT, cada uma com 16 pacientes, estão isoladas por tempo indeterminado. Exames que apontarão se outras pessoas em isolamento foram infectados saem a partir da próxima segunda-feira. A unidade de saúde enfrenta ainda o problema de superlotação, já que o Pronto-Socorro (PS) está com três vezes mais pacientes do que a capacidade da unidade. Durante esta semana, o hospital chegou a ter no PS 168 doentes, quando o número de leitos é de apenas 54.

A última vez que o Distrito Federal teve um caso de Enterococcus resistente à vancomicina (ERV) foi em 2010. Apesar das 16 possíveis contaminações, a infectologista do HRT Heloísa Costa Ravagnani afirma que não é preciso se preocupar com um surto no DF. ;Já tomamos as medidas preventivas para identificar os contatantes e bloquear a disseminação;, explicou. A Secretaria de Saúde confirmou os casos e esclareceu que não há risco de contaminação ou epidemia e que todos os cuidados necessários são tomados para evitar o contato de outros pacientes com os isolados. A equipe médica, também, toma precauções usando máscaras, capotes e luvas descartáveis.

Remédios contra câncer em falta
Pelo menos dois medicamentos para tratamento de câncer estão em falta nos estoques da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) ; parte de uma lista maior, com 62 itens, segundo a pasta. A SES informou que a compra do Zometa está em andamento em caráter emergencial, e que ;o processo encontra-se em fase final;. No caso do Tamoxifeno, a pasta adiantou que existe um processo de aquisição em andamento, mas não deu prazo para a chegada do produto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação