Cidades

MP investiga existência de servidores fantasmas na Câmara Legislativa

Funcionários comissionados e efetivos estariam recebendo salários sem trabalhar

Helena Mader
postado em 04/06/2015 07:03
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) investiga a existência de servidores fantasmas na Câmara Legislativa. A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social deu prazo de 10 dias para que a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PDT), se manifeste a respeito da denúncia de que funcionários comissionados e efetivos receberiam salário sem trabalhar. As informações foram repassadas anonimamente à promotoria, que abriu procedimento para apurar o caso.

Leia mais notícias em Cidades

Os funcionários fantasmas estariam lotados em setores como os de informática, editoração, gráfica, cerimonial, biblioteca, arquivo, consultoria legislativa e até mesmo no gabinete da Mesa Diretora. ;Vários servidores efetivos e comissionados são fantasmas, aparecem somente para assinar o ponto, sendo que, em alguns casos, a folha é levada para o indivíduo assinar em outro local;, diz um trecho da denúncia. ;Os chefes abonam o ponto dos servidores por mera conveniência e leniência. Seria interessante recomendar à Câmara a criação de um canal de denúncias anônimas de servidores fantasmas para intimidar essa prática;, acrescenta o texto entregue ao Ministério Público. Outra sugestão foi para que a Câmara adote o ponto eletrônico com uso de digitais.

A promotora de Defesa do Patrimônio Público e Social Juliana Santilli enviou ofício à Presidência da Câmara pedindo um posicionamento sobre as denúncias. A deputada Celina Leão já recebeu a solicitação e adianta que pediu informações aos chefes de todos os setores da Casa. ;Cabe a eles controlarem o ponto dos servidores, por isso, pedimos aos chefes dessas áreas as informações para tentar verificar se existem ou não funcionários fantasmas. Não vamos tolerar essas práticas;, garantiu. Celina conta que, quando assumiu a chefia da Casa, recebeu reclamações a respeito de funcionários da Mesa Diretora que tinham grande flexibilidade de horário. ;Cobramos com veemência a presença dessas pessoas;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação