Cidades

Grupo idealiza projeto para facilitar vida de mães com uso de bikes

Mães da Estrutural terão à disposição bicicletas para deixar os filhos na escola e irem trabalhar, por exemplo

postado em 05/06/2015 07:06

Johnny Bike, Caroline Soares e Coracy Coelho fazem parte do Coletivo da Cidade: luta pela mobilidade

Se é das necessidades que surgem as soluções, na Cidade Estrutural as ideias fervilham em busca de novos planos para melhorar a vida da população. Dentro de um cenário nada fácil, de uma região marcada pela violência, há quem reme contra a maré e lute contra os aspectos negativos. É nesse clima que voluntários, parceiros e coordenadores do projeto Coletivo da Cidade trabalham e, agora, apresentam uma novidade: o uso de bicicletas velhas, doadas, reformadas e, em breve, compartilhadas com mães de crianças atendidas pelo programa. Com elas, essas mulheres deixarão o filho na escola e irão para o serviço. A vontade do grupo é de que, até o fim do mês, algumas mães estejam usando as bicicletas.

Leia mais notícias em Cidades

Mães como Adriana Alves Veras, 27 anos. A filha, Nicolle Yara, 8, fica no Coletivo na parte da manhã e estuda à tarde. Tanto para uma atividade quanto para a outra, as duas vão a pé. A caminhada, segundo Adriana, é longa. Desempregada, ela espera nos próximos dias conseguir uma vaga de balconista em uma drogaria no centro da cidade. Mas será longe de casa, cerca de cinco quilômetros. ;A bicicleta vai ser uma bênção de Deus. São uns 40 minutos andando. É muito longe. E, com uma garupa, levo a Nicolle;, comemorou. Uma reunião será feita nos próximos dias para ajustar como cada mãe utilizará o equipamento.

Ao todo, 26 bicicletas foram doadas. Seis ainda não estão prontas, pois faltam peças. As bikes chegaram ao coletivo graças a uma parceria com a ONG Rodas da Paz, e muitas peças e ferramentas para a desmontagem e reforma dos equipamentos vieram da doação de outras pessoas. No entanto, ainda faltam algumas coisas, principalmente, as ferramentas. Com elas, um dos principais parceiros, o bicicleteiro Johnny Bike, 36 anos, ajusta as ;magrelas;. Aperta um parafuso, tira outro, acerta o guidão.

Johnny é também o responsável pelos mutirões de conserto. Faz o serviço para a comunidade e ensina àqueles que querem aprender. ;Iniciamos anteriormente uma oficina comunitária, mas acabou não vingando. Agora, que vamos precisar, vamos tentar retomar. Mas precisamos de ajuda;, conta. Entre os itens que estão em falta, tem chaves de fenda e alicate de compressão. ;Precisamos de tudo que é usado nesse tipo de serviço;, avisa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação