Cidades

Grande Colorado: condomínios aprovados, mas moradores não têm escrituras

Seis áreas residenciais da região foram liberadas pelo Conselho de Planejamento do DF na última semana, mas alguns moradores não concordam com a administração dos terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho e pretendem recorrer à Justiça para conseguir as escrituras

postado em 06/06/2015 08:06
Seis condomínios da região do Grande Colorado foram aprovados pelo Conselho de Planejamento Territorial do Distrito Federal (Conplan) na última semana, mas os moradores estão longe de receber a escritura da casa onde vivem. Eles não fecharam acordo com a Urbanizadora Paranoazinho, dona e responsável pelo processo de regularização da área. Cada parcelamento já teve decreto de regularização assinado no ano passado pelo ex-governador do DF Agnelo Queiroz, com vencimento em 14 de junho. A Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) informou, no entanto, que fará um novo decreto com mais seis meses de validade.

Leia mais notícias em Cidades


Os moradores não querem fechar o acordo porque questionam a forma como a urbanizadora conduziu o processo de regularização. Síndico do condomínio Jardim Europa II, Carlos Cardoso reclama da falta de participação da comunidade nas discussões sobre o projeto urbanístico. ;Alguns pontos foram elaborados de forma unilateral, não levaram em consideração a opinião de quem mora lá;, comenta.

Além do Jardim Europa II, ele afirma que o Jardim Europa e o Vivendas Colorado I e II também não pretendem chegar a um consenso com a urbanizadora. ;Não somos contra a regularização, mas temos que fazer parte da discussão e apresentar nossas necessidades;, avalia Carlos. Também correm na Justiça ações de usucapião contra a empresa, questionando a propriedade da área.

Prioridade

O foco da Urbanizadora Paranoazinho serão os processos em que há consenso com os moradores, como o caso dos condomínios Solar de Athenas e o Mansões Colorado. ;Tentamos aproximação para tirar dúvidas e concluir o processo, mas, sem chegar a um consenso, não adianta levar isso adiante. Vamos priorizar as demandas dos condomínios onde houver conciliação;, explica o presidente da urbanizadora, Ricardo Birmann.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação