Cidades

Bicicletas são aposta de pequenos negócios em Brasília

Bicicleta é a aposta de muitos brasilienses para oferecer os mais variados tipos de serviço. Venda de flores, de espumante, além do transporte de documentos são algumas das opções

Ailim Cabral
postado em 08/06/2015 06:00

Dona da Dê_Lírios Bike Shop, a artista plástica Alice faz entregas semanais de flores

A bicicleta é um meio de transporte, um equipamento para exercício físico e um objeto de lazer. Um novo movimento, que mistura a sustentabilidade e a economia alternativa, coloca a bike como um importante instrumento de trabalho.

A paixão de algumas pessoas pela magrela acabou virando uma oportunidade de misturar lazer e trabalho, prazer e empreendimento. É o caso da professora de artes plásticas Alice Maria Duarte, 34 anos, idealizadora da Dê_Lírios Bike Shop, uma floricultura sobre rodas. Ela conta que a ideia surgiu por acaso. Em agosto, na época da seca, comprou flores frescas, montou arranjos e os colocou na cestinha de sua bicicleta. Alice seguiu para o Picnik, evento ao ar livre que ocorria no fim da Asa Norte, no calçadão próximo ao Lago Paranoá. ;Queria fazer alguma coisa diferente, que me proporcionasse prazer;, diz.



No primeiro dia, a artista plástica fez poucas vendas. ;Estava muito quente e o pessoal acabou não comprando, as flores murcharam.; Mas longe de desanimar, Alice ficou mais motivada. ;Fiz muitas fotos e elas ficaram lindas, coloquei nas redes sociais e teve uma repercussão legal. Isso me animou a participar de outro evento;, explica. Depois do segundo evento, em que vendeu arranjos de girassol, Alice preferiu focar os serviços em encomendas e assinaturas.

Atualmente, ela completa a renda de professora com as vendas semanais. Ela prefere ficar na Asa Norte, onde mora, por uma questão de segurança, mas nos finais de semana usa o Eixão para fazer entregas mais distantes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação