Cidades

Paciente com sintomas característicos de ebola é internado em Sobradinho

Segundo a Secretaria de Saúde, todos os profissionais que tratam do paciente estão devidamente equipados com os itens de segurança

postado em 17/06/2015 19:48
Segundo a Secretaria de Saúde, todos os profissionais que tratam do paciente estão devidamente equipados com os itens de segurançaUm paciente de origem espanhola deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho, nesta quarta-feira (17), apresentando alguns sintomas característicos da doença ebola. O paciente está isolado e ficará assim até que saia o exame de sorologia, que confirmará se infecção é mesmo por ebola. Este exame poderá demorar, no mínimo, 24 horas.

A equipe de vigilância epidemiológica foi notificada e acompanha o caso. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os profissionais que tratam do paciente estão devidamente equipados com os itens de segurança, tais como luva, máscara, capote e gorro, por precaução.



O ebola é um vírus altamente infeccioso que pode atingir uma taxa de mortalidade de até 90%. O mais letal deles, chamado Zaire, é predominante na epidemia, que atingiu a África Ocidental em 2014. A primeira vez que o vírus ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença.

No início, os sintomas são febre repentina, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. No entanto, não são específicos, o que dificulta o diagnóstico. Depois disso, o paciente apresenta um quadro com vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo. O tratamento padrão para a doença limita-se à terapia de apoio, que consiste em hidratar o paciente, manter seus níveis de oxigênio e pressão sanguínea e tratar infecções que possam aparecer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação