Cidades

Brasília terá 10 horas de choro no Eixão Norte, neste domingo

É a primeira edição da Virada do Choro no Eixão

Irlam Rocha Lima
postado em 03/07/2015 14:24
Em função do rigor da lei do silêncio, chorões brasilienses enfrentam dificuldade para levar ao público, nas casas noturnas, o gênero musical considerado gênese da MPB. Em vez de se aquietar, eles buscam alternativa para serem ouvidos. Domingo, por exemplo, eles promovem no Eixão Norte Norte, à altura da 214, a primeira edição da Virada do Choro no Eixão, com quase 10 horas de som.

Leia mais notícias em Cidades

A extensa programação será aberta às 10h, com a apresentação de Thanise Silva, Vinicius Magalhães, George Costa, Pedro Molusco e Gabriel Pardal. Às 10h45 sobem ao palco Cacai Nunes, Dudu 7 Cordas, Léo Benon e George Lacerda. Em seguida, às 11h30, entram em cena Sérgio Morais, Fernando César, Léo Benon e Valerinho Xavier.

Na sequência, quem mostra o que vêm fazendo são os representantes da nova geração do chorinho. O grupo Sai da Frente, formado por Victor Angeleas, Vinicius Vianna, Nelsinho Serra e Júnior Viegas, toca às 12h15; e O Época de Hoje, com Tiago Tunes, Kaio Graco, Ylian, Mariana Sardinha e Larissa Umaytá às 13h45. Pablo Fagundes se junta a Márcio Marinho, Marcus Moraes e Valerinho Xavier, do regional Choro Livre, às 14h30; enquanto os consagrados Rogério Caetano (violão 7 cordas) e Eduardo Neves (sax e flauta) são as atrações às 15h15. Uma grande roda de choro finaliza a programação, às 17h.

Organizador do evento, o violonista Fernando César (irmão do bandolinista Hamilton de Holanda, com que formou o legendário Dois de Ouro) desabafa: "Nós, os chorões de Brasília, precisamos de nossos palcos semanais, quinzenais e mensais, para que possamos mostrar nosso trabalho, formar nosso público, nos aperfeiçoar como instrumentistas e trazer para junto de nós jovens músicos que irão renovar a tradição do gênero. Por isso, não podemos simplesmente aceitar a falta de locais para tocar. Enquanto isso não ocorre, a partir de agora, vamos transformar a rua em palco".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação