Cidades

Secretaria de Segurança suspende programa Esporte à Meia Noite

A iniciativa funcionava havia 16 anos e atendia crianças e adolescentes com o objetivo de tirá-los das ruas e diminuir a criminalidade

postado em 07/07/2015 10:01
O programa Esporte à Meia Noite, do Governo do Distrito Federal (GDF), foi suspenso nesta segunda-feira (6/7) pela Secretaria de Segurança Pública e Paz Social. A iniciativa, que funcionava havia 16 anos, tinha o objetivo de tirar jovens das ruas e diminuir a criminalidade. Cerca de 800 crianças e adolescentes eram atendidos por noite em 12 núcleos no DF. Os professores e policiais cedidos retornarão aos órgãos de origem nos próximos dias.

Atividades desenvolvidas pelo programa
Segundo o coordenador do núcleo da Vila Buritis, em Planaltina, Carlos Henrique Moraes, a justificativa apresentada pela pasta é de que o órgão não tem expertise para coordenar projetos sociais. ;Só depois de 16 anos perceberam isso? Estamos tentando sensibilizar o GDF e alguns deputados para que eles percebam a necessidade desse programa;, argumentou. A iniciativa em Planaltina foi a primeira no DF. A região administrativa é a única que conta com dois núcleos de atendimento do Esporte à Meia Noite.

Leia mais notícias em Cidades

O projeto na Vila Buritis chegou a atende até 300 pessoas por noite, quando mulheres também participavam de cursos profissionalizantes no local. ;Fizemos uma pesquisa e constatamos que a maioria dos lares tinha mulheres como chefes de famílias e elas estavam em subempregos. Então, oferecemos cursos como de cuidadora, massagista, entre outros, para qualificar essas mães;, revelou Carlos.

O coordenador de um dos núcleos de Planaltina relata ainda que, por meio do programa, era possível identificar jovens que se envolviam com drogas e na criminalidade, no entanto, faltavam instrumentos para tomar medidas estruturantes. Para atender crianças, a unidade abria às 19h20 e oferecia lanche. As atividades aconteciam até o início da madrugada.

Por meio de nota, o governo de Brasília afirmou que não vai extinguir o programa. De acordo com o comunicado, o ;projeto está sendo reestruturado para melhor atender à população. Estão sendo avaliados o número de alunos atendidos pelo programa e os contingentes de profissionais das áreas parceiras na ação ; as secretarias de Segurança Pública e de Educação;.

De acordo com a Subchefia de Relações com a Imprensa da Casa Civil para o funcionamento do Esporte à Meia-Noite, os professores da Secretaria de Educação estavam cedidos para a Secretaria de Segurança Pública. "A partir desta quarta-feira (8/7), os profissionais vão retornar para o órgão de origem e participarão das discussões para apresentação de uma nova proposta para o programa".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação