Cidades

Praticantes de Wicca se encontram em busca do equilíbrio da natureza

Uma das principais discussões será sobre o desaparecimento das abelhas, responsáveis pela polinização dos alimentos

postado em 18/07/2015 08:06

Esqueça a ideia de sacrifício de animais ou de poções com bichos peçonhentos para fazer maldições. Os praticantes de Wicca, a bruxaria moderna, defendem a harmonia entre o meio em que se vive e com quem se convive. Trata-se de uma religião pagã marcada pelos ciclos da natureza, como as fases lunares e solares, e de recuperação das tradições pré-cristãs. Essa busca pelo equilíbrio reúne, todos os anos, grupo de bruxas e bruxos de todo o país, em Brasília, para participar de vivências e de palestras. Neste fim de semana, eles trocam conhecimentos, experiências e dão início ao projeto de preservação das abelhas, seres fundamentais à manutenção da vida, na concepção da Wicca.

Leia mais notícias em Cidades

O tema deste ano do Brux@s Brasileir@s em Brasília (BBB) é ;A doçura de Mari;, divindade do mel, relacionada com a capacidade nutridora (leia Para saber mais). Mari integra o arcabouço de divindades da cultura indígena brasileira e carrega simbolismos como abundância, saúde e prosperidade. Celebrar Mari é, então, uma forma de aproximação com os valores que ela representa e traz à discussão um problema ambiental grave: o desaparecimento de colmeias em todo o mundo. O fato preocupa, pois as abelhas são as responsáveis pela polinização de plantações de legumes, grãos e frutas.

As causas para o sumiço ainda são estudadas. Chama a atenção o fato de os corpos dos insetos não serem encontrados próximos às colônias. Uma das hipóteses é a de que inseticidas estejam prejudicando a reprodução desses animais. Assim, os praticantes da Wicca atuam em duas frentes. Fazem um trabalho de cunho religioso, no qual direcionam energia para o salvamento das abelhas, e também de divulgação, com o lançamento do Blessed Bee;s Project, que, em português, significa Projeto Abelhas Abençoadas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação