Cidades

Em crise, GDF tenta aprovar reajustes para conseguir pagar salários

Presidente da Câmara afirma que pedido de aumento de taxas enfrentará dificuldades. Vaga no TCDF também estará em discussão

postado em 04/08/2015 06:05

No primeiro semestre, as relações entre o Buriti e a Câmara ficaram azedas depois de derrotas sucessivas do governo


Os deputados distritais voltam de férias esta semana e, assim como ocorreu no primeiro semestre, os projetos do Executivo devem continuar pautando as atividades da Casa. O governo teme não ter dinheiro para pagar salários dos servidores públicos e, a fim de reverter a crise financeira, tentará aprovar matérias que visam incrementar o caixa do governo, entre eles, alguns reajustes de impostos. Além disso, a possível indicação do parlamento para uma vaga vitalícia de conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF) esquentará as articulações nos bastidores: Dr. Michel (PP) e Wasny de Roure (PT) estão na disputa.

Com uma base aliada frágil até aqui, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sofreu ao menos seis derrotas no Legislativo. Durante o recesso, no entanto, o socialista se reuniu com praticamente todos os distritais. É possível que ele faça uma reforma no secretariado e nas administrações regionais a fim de acomodar indicados de deputados e, assim, formar uma base mais sólida, que vote a favor de projetos impopulares do GDF.

Rollemberg nega desgastes com a Casa e é otimista para o restante do ano. ;Diferentemente do que muitos dizem, nós tivemos um primeiro semestre positivo na Câmara, apesar do ambiente político delicado;, diz. Ele conta que os encontros com os parlamentares serviram para expor as condições do GDF. ;Todos demonstraram compreensão;, garante. Marcos Dantas, secretário de Relações Institucionais e Sociais, responsável pela relação com o Legislativo, também está confiante: ;A Casa entende o momento da cidade. Com muito diálogo, a gente vai conseguir aprovar as medidas para viabilizar um reforço no caixa;.

Um dos principais projetos do governo é a atualização do valor venal dos imóveis do DF, que terá como consequência o aumento na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No primeiro semestre, o GDF não conseguiu aprovar a proposta e, agora, vai tentar novamente. A presidente da Câmara, Celina Leão (PDT), que rompeu com o governo no início de junho, prevê dificuldade com essa matéria específica. ;Não vamos dizer sim a qualquer projeto que o governo tentar passar. O aumento do IPTU, por exemplo, foi enviado de uma maneira impossível de ser aprovada;, comenta.

Tribunal de Contas
Até o momento, nos bastidores, a disputa entre Dr. Michel e Wasny está 16 x 8 para o deputado do PP. Ele tem o apoio da presidente da Casa, Celina Leão, que é muito influente entre os parlamentares, além de ser querido pelos colegas. O petista, contudo, segue esperançoso e em campanha atrás de apoio dos colegas. Mas ele tem consciência que só vencerá a disputa se Rollemberg o ajudar. Resta saber se o socialista está disposto a discordar de Celina e forçar a indicação do petista.

"A Casa entende o momento da cidade. Com muito diálogo, a gente vai conseguir aprovar as medidas para viabilizar um reforço no caixa;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação