Cidades

Movimentação média diária de passageiros no aeroporto sobe até 8%

Julho bateu recorde no fluxo de usuários e sete primeiros meses do ano contabilizam mais de 11 milhões de passageiros. A movimentação de passageiros internacionais também vem mantendo crescimento; de janeiro a julho o aumento foi de 9,34% quando comparado com o mesmo período de 2014

Renato Alves
postado em 26/08/2015 10:42
O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek mantêm uma movimentação crescente no número de passageiros e aeronaves. De janeiro a julho, o fluxo de usuários foi superior a 11 milhões e a quantidade de pousos e decolagens foi de 107 mil. Comparado com 2014, a movimentação de passageiros do período foi 9% maior. A média diária de circulação do terminal girava em torno de 49 mil passageiros no ano passado, nos sete meses de 2015, essa média já é de 53 mil.

Os números de julho bateram todos os recordes. A movimentação aérea foi a maior registrada com quase 17 mil pousos e decolagens e mais de 1,8 milhão de pessoas passaram pelo terminal brasiliense. A movimentação no mês foi superior ao das férias de janeiro que havia sido considerada o maior fluxo do Aeroporto com 1,78 milhão de usuários.

Os números de julho bateram todos os recordes
Leia mais notícias em Cidades

Em 20 de julho, uma segunda-feira, o aeroporto registrou 67 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões. O maior fluxo de passageiros do ano e do terminal, ultrapassando até os dias mais movimentados de véspera de Natal e feriados. Coincidentemente, na data, comemora-se o aniversário do Pai da Aviação, Santos Dumont. O dia mais movimentado havia sido 5 de janeiro de 2015, quando 65 mil pessoas passaram pelo aeródromo.

Mais conexões


Neste período de sete meses outro quesito que vem apresentando aumento é o número de conexões. Em 2014, 45% de passageiros utilizaram o aeroporto como ponto de conexão, em 2015 esse número já superou os 47%. O número de desembarques também teve uma variação superior a 5%, aproximadamente 3 milhões de pessoas desembarcaram na capital federal, seja a turismo ou negócios.

;O Aeroporto de Brasília se consolidou como o maior hub doméstico do país. Desde que assumimos a concessão em dezembro de 2012 o número de voos está crescendo. Se compararmos julho de 2012 com julho de 2015 o aumento da movimentação aérea foi de 6%, ou 897 voos a mais. Os principais motivos? Qualidade da nossa infraestrutura, dos nossos serviços e da redução do ICMS do querosene pelo Governo;, afirma declara o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini.

O crescimento deve se manter até o fim do ano. A previsão é fechar 2015 entre 7% e 8% de aumento no volume de passageiros, chegando aproximadamente a 20 milhões de pessoas.

Operações inéditas

Em novembro, o Aeroporto de Brasília será o primeiro aeródromo da América do Sul a realizar operações paralelas simultâneas independentes. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão ligado a Aeronáutica, divulgou que irá iniciar o novo procedimento em novembro. Com a autorização, a capacidade de pista do terminal passará de 60 movimentos por hora para 80, ou seja, um pouso ou decolagem a cada 45 segundos.

Para o presidente da concessionária o trabalho pioneiro da Aeronáutica coloca o aeroporto em um patamar diferente dos outros terminais aéreos. ;Com essa nova operação as companhias aéreas poderão oferecer novos voos nos horários mais concorridos. Hoje nosso pico de operação é no horário das 19h com 57 movimento a até às 20h;, analisa o executivo.

Nova área internacional

A movimentação de passageiros internacionais também vem mantendo crescimento, de janeiro a julho o aumento foi de 9,34% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O destaque de movimentação ficou com julho com quase 80 mil passageiros com destino ao exterior.

"Novos projetos estão sendo desenhados para adequar a estrutura do terminal às futuras demandas. O crescimento da área internacional em 2014 foi de 20% a mais que em 2013. Nesses sete meses de 2015 o aumento já está em torno 9%. Por isso, a próxima etapa a ser desenvolvida é um novo espaço para os passageiros com destino ao exterior;, comenta Menghini.

Ainda em fase de projeto, a nova área internacional atenderá a demanda atual e futura do aeroporto. O novo espaço deverá seguir a mesma linha arquitetônica do espaço doméstico com maiores opções de compra e lazer durante a espera dos voos. O cronograma de entrega do novo espaço ainda está sendo estudado. ;Esta nova obra é um desdobramento da demanda internacional que estava prevista para 2022, porém, com o crescimento da área há projeto de adiantamento para os próximos anos. Além disso, há previsão de obras no estacionamento do terminal, que já haviam
sofrido uma ampliação em 2013;, finaliza.

Avaliação


O aeroporto de Brasília mantém a segunda posição entre os mais movimentados do Brasil e o 3; em movimentação internacional. O terminal é também é o primeiro do país em capacidade de pista. Além disso, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) divulgou no início do mês o resultado da pesquisa de Satisfação do Passageiro relativo ao segundo trimestre de 2015.

Entre os maiores aeroportos brasileiros com mais de 15 milhões de usuários o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor. São julgados 48 itens e as notas variam de 0 a 5, sendo 5 a nota máxima. O Terminal brasiliense ficou acima de 4 pontos em 34 quesitos. Os itens melhores avaliados foram a qualidade da conexão de internet sem fio, a limpeza geral do aeroporto e dos sanitários, o tempo de espera na fila de inspeção de segurança do raio-X e os painéis de informações de voos.

Com informações da Inframerica

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação