Cidades

Roubo a caixas eletrônicos em Samambaia fecha dois terminais do Metrô-DF

Grupo armado rendeu vigilantes e explodiu caixas eletrônicos. Companhia informa que menos trens estão circulando hoje, após pane na estação Arniqueiras ontem

Jacqueline Saraiva
postado em 04/09/2015 06:02
Grupo armado rendeu vigilantes e explodiu caixas eletrônicos. Companhia informa que menos trens estão circulando hoje, após pane na estação Arniqueiras ontem

Um arrombamento de caixas eletrônicos no último terminal da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) em Samambaia fez com que duas estações fossem desativadas no começo da manhã desta sexta-feira (4/9), provocando mais um dia de caos para quem precisa usar o serviço. Segundo a Polícia Militar, ao menos três homens armados renderam os vigilantes, por volta de 4h, para explodir os terminais. Policiais do esquadrão antibomba do Batalhão Operacional de Policias Especiais (Bope) isolaram a área.
Até que a perícia fosse realizada, as estações Samambaia e Samambaia Sul ficaram sem funcionar. Por volta das 7h, a estação Samambaia Sul voltou a operar, mas os passageiros tiveram dificuldade para chegar ao trabalho, enfrentando longas filas e trens lotados. Na estação Águas Claras, ponto em comum aos passageiros que vêm tanto de Samambaia quanto de Ceilândia e Taguatinga, houve tumulto para conseguir um lugar nos trens.

Com menos trens estações fechadas, passageiros enfrentaram dificuldades para usar o metrô

De acordo com a PM, os assaltantes conseguiram entrar na estação após arrombar um portão lateral que dá acesso aos trilhos. Eles renderam quatro vigilantes que estavam de plantão e tomaram as armas deles. As vítimas foram amarradas e colocadas em uma sala. Em seguida, os bandidos usaram bombas para explodir os caixas e depois fugiram. Ninguém foi preso e não se sabe se o grupo conseguiu levar o dinheiro.

Estação Águas Claras: confusão para conseguir um lugar

Até por volta das 6h30, o esquadrão antibomba fazia uma vistoria no local, para verificar a existência de bombas. Para que o procedimento fosse realizado, eles solicitaram à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) que desenergizasse os trilhos entre as estações. Os passageiros que as utilizam foram orientados a seguir para estação Furnas, de onde os trens passaram, temporariamente, em direção à estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto.
Segundo informações da Polícia Civil, o caso ainda não foi registrado, mas será investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos (DRF).



O Metrô-DF ressalta que seis trens estão sem funcionar nesta manhã, por conta da pane ocorrida nessa quinta-feira (3/9), na altura da estação Arniqueiras, em Águas Claras. Apenas 19 composições operam hoje, o que deve aumentar o intervalo entre um trem e outro, além de filas, principalmente para comprar a passagem.
Pane e confusão

O assalto em Samambaia ocorreu menos de 12 horas antes de a companhia enfrentar uma pane que provocou confusão na noite de ontem. O sistema foi desenergizado por volta das 17h30 e só voltou a funcionar depois das 20h. Um dos trens seguia rumo à estação Arniqueiras quando apresentou uma falha no sistema pneumático, equipamento responsável pelo funcionamento das portas e do freio dos carros. Passageiros ficaram dentro dos vagões sem luz. Muitos começaram a passar mal e pularam para os trilhos. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação