Cidades

Com 14% de umidade e 33.8°C DF tem dia mais seco e quente do ano

A baixa umidade do ar e as temperaturas elevadas devem continuar nos próximos dias. A dica é se hidratar e evitar o sol entre 10h e 17h

Luiz Calcagno, Isa Stacciarini
postado em 04/09/2015 14:23

A baixa umidade do ar e as temperaturas elevadas devem continuar nos próximos dias. A dica é se hidratar e evitar o sol entre 10h e 17hA temporada de seca chega ao pico. Nesta sexta-feira (4/9) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou o dia mais seco e quente do ano. Às 14h, a umidade relativa do ar estava em 14%, a menor registrada em 2015 até agora. Às 15h20, a temperatura máxima foi de 33.8;C. Na quinta-feira (3/9), os termômetros marcaram 33;C e a umidade ficou em 20%.

Segundo a meteorologista Ingrid Monteiro Peixoto, a baixa umidade e a altas temperaturas tem relação com a intensa massa de ar quente e seca na região centro-sul do Brasil. ;Ela está atuando na região. Começou na segunda quinzena de maio e tende a ficar até primeira quinzena de setembro. Durante essa semana a massa de ar quente e seca se intensificou. Isso favoreceu a elevação das temperaturas máximas e menores índices de umidade relativa do ar;, explicou.

A Defesa Civil recomendou à Secretaria de Educação que suspenda as atividades físicas sob o sol nas escolas públicas. Além disso, de acordo com a major Juliana Toledo de Melo, professores devem ficar atentos à hidratação dos alunos. "Principalmente das crianças. A atenção principal nesse momento é com atividades físicas sob o sol entre 10h e 17h. A população deve se hidratar e usar protetor solar", alertou.

O órgão decretou estado de alerta em todo o DF na tarde desta quinta-feira (3/9). Caso as medições do Inmet registrem umidade a 12% ou abaixo por dois dias seguidos nos próximos dias, a Defesa Civil pode decretar estado de emergência, o que levaria à suspensão das aulas, por exemplo.

Incêndios
Militares do Corpo de Bombeiros tentam conter um incêndio em uma área de cerrado, atrás do estádio Serejão e perto do concluído mas não ocupado Centro Administrativo, em Taguatinga. O fogo começou por volta das 8h desta sexta-feira (4/9) e se alastra com rapidez, próximo ao perímetro urbano. Cerca de 15 profissionais, com o apoio de dois carros da corporação, trabalham no local. Eles usam água e abafadores. Ainda não há informações sobre o tamanho da área queimada.

Às margens da BR-040, próximo a Santa Maria, os bombeiros fazem o rescaldo do maior incêndio do ano, que entra no quinto dia, em uma área da Marinha do Brasil. Cerca de 290 profissionais estão no local e combatem as chamas com a ajuda de soldados da Marinha. Nesta quinta-feira (3/9), um dos focos atingiu uma extensão de 2 Km próximo à linha férrea e alcançou o Km 3 da DF-495. A estimativa da corporação é de que mais de 3 mil hectares de área tenham sido queimados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação