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Estudo aponta a necessidade de aplicativos de caronas pagas no DF

Levantamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aponta as vantagens da diversificação dos serviços e a dificuldade de taxistas de se igualarem à concorrência

Luiz Calcagno
postado em 04/09/2015 16:16

Aplicativos de caronas pagas para smartphones fornecem um mecanismo de autorregulação satisfatório para a população do Distrito Federal. Em contrapartida, o serviço de táxi não consegue se igualar em qualidade à concorrência. Essa é a conclusão da pesquisa elaborada pelo Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão publicou o levantamento na manhã desta sexta-feira (4/9).

Outro fator importante abordado é que, de acordo com os especialistas do Cade, ;não há elementos econômicos que justifiquem a proibição de novos prestadores de serviços de transporte individual de passageiros;. Na visão dos estudiosos, os novos serviços são positivos tanto do ponto de vista da concorrência de mercado, como para o conforto e liberdade de escolha do consumidor.

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Intitulado ;O mercado de transporte individual de passageiros: regulação, externalidades e equilíbrio urbano;, o estudo aborda o bem estar do consumidor em relação aos serviços de caronas pagas e a influência do transporte individual de passageiros na economia das cidades. Na visão dos pesquisadores, os aplicativos podem chegar a substituir o carro particular para uma parcela dos consumidores.

Além disso, a transformação que os aplicativos trouxeram para o mercado também representam novas oportunidades para os taxistas, que tem a chance de melhorarem os serviços e, no caso dos que não tem permissão, migrarem para a nova plataforma.

Mudanças no sistema

Outro ponto abordado pela pesquisa é a possibilidade da desregulamentação do mercado de táxis no DF. Estudiosos usaram, como base, pesquisas conduzidas em outros países. Isso acarretaria no fim das regras de acesso ao mercado; no fim das tarifas fixas; ou na suspensão das exigências de qualidade. Qualquer uma das alternativas levaria à diversificação dos tipos de serviços à disposição da população.

Nesse caso, a melhor alternativa, de acordo com o levantamento, seria uma desregulamentação gradual, com incentivos que garantam que o mercado de transporte individual de passageiros contribua significativamente com políticas urbanas.

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