Cidades

Conhecido como "Hugo Gloss" na web, Bruno Rocha brilha no Emmy Awards

Sucesso nas redes sociais, o blogueiro Bruno Rocha aproveitou ao lado de estrelas de Hollywood, como Lady Gaga

Juliana Contaifer
postado em 25/09/2015 06:02

Hugo Gloss fez selfie ao lado de Lady Gaga


É Bruno Rocha, mas pode chamar de Hugo Gloss. São poucos os que não conhecem o famoso blogueiro. Aos 29 anos, o brasiliense circula entre os famosos, sabe de todas as fofocas com antecedência, criou uma febre ao redor da novela Verdades Secretas com seus resumos e comentários bem-humorados e, no último domingo, foi convidado para, nada mais, nada menos do que o Emmy Awards, a premiação mais importante para programas de televisão americanos. Teve até selfie com a Lady Gaga.

... Amy Poehler

A história de Bruno com os holofotes começou em 2009, quando saiu de Brasília para morar em Barcelona. Apaixonado pelo Twitter e se identificando com o personagem Christian Pior, do Pânico, Bruno criou um perfil fake para comentar notícias dos famosos. Depois de alguma confusão por conta do nome, o jornalista, também formado em letras, se libertou e criou o personagem Hugo Gloss. Vivendo na Espanha para cursar uma pós-graduação, não tinha ideia da repercussão que estava criando. Em 2010, desembarcou no Rio e viu a vida virar de cabeça para baixo. Foi contratado como redator no Caldeirão do Huck, na Globo. Em 2013, com mais de um milhão de seguidores no Twitter, o personagem abriu um site, no qual pode comentar as notícias além dos 140 caracteres. Hoje, acumula ainda 3,1 milhões de seguidores no Instagram e mais de 2,5 milhões de curtidas no Facebook.

Bruno Gloss e Hugo Rocha se confundem. A ideia inicial não era aparecer. Mas logo as amizades com os famosos foram começando, e as redes sociais tornaram a tarefa de permanecer incógnito algo impossível. Quem acompanha Hugo Gloss no Snapchat sabe que Bruno resiste bravamente ao impulso de postar selfies infinitas o tempo todo. Nos últimos meses, ficou ainda mais falado por conta de seus resumos da novela das 23h, Verdades Secretas. No Snapchat e no Twitter, Bruno comenta o enredo em tempo real, sempre com bom humor. Alex, o personagem protagonista vivido por Rodrigo Lombardi, por exemplo, se transformou em Rajgrey ; em parte pelo papel do ator na novela Caminho das Índias, parte pelo ar de 50 tons de cinza que o personagem carrega. Confira o bate-papo que ele teve com o Correio.


Em um primeiro momento, Bruno Rocha não queria se expor nas redes sociais, mas a fama foi inevitávelEm 2009, quando ninguém sabia sua identidade, você deu uma entrevista dizendo que o ;anonimato é ouro;. Continua se sentindo assim, agora que todo mundo lhe conhece?
Continuo achando, mas as circunstâncias mudaram um pouco, o trabalho mudou. Acredito, porém, que é a melhor coisa que existe na vida de alguém. É horrível as pessoas saberem tudo o que você está fazendo o tempo todo.

Como foi esse processo de aparecer? Foi algo pensado?
Fui convidado para uma entrevista em Roma, achei que era escrita, como sempre. Cheguei lá e descobri que era vídeo. Pensei: ;Quer saber? Vamos fazer;. Não foi nada planejado, aliás, nada é planejado. As coisas vão acontecendo e eu vou surfando na onda. Eu não queria aparecer, não coloco foto minha, nunca usei o meu veículo para ser sobre mim ; e nem quero. Eu gosto de falar de notícia, do que está acontecendo, da vida dos outros. A minha vida não interessa, eu quero saber da vida dos outros! É um veículo de notícias. Não queria aparecer, mas as circunstâncias vão mudando. Conheci muita gente famosa, e no começo eu sempre pedia pra não tirar foto minha, ficava fora das imagens. Mas vai ficando chato, e eu meio que desencanei. Lutei para não aparecer, mas a vida vai mudando e a gente tem que ir se adaptando, não adianta bater na mesma tecla. Quando associamos o nome a um rosto, foi um processo natural porque não criei uma expectativa, não quis transformar em uma coisa grande. Não disse ;gente, amanhã vocês vão ver quem eu sou;. Trabalho com naturalidade e com o pé no chão.

Como teve a ideia de narrar a novela? Esperava que fizesse tanto sucesso?
Eu gosto muito de assistir a novelas, e fiquei viciado em Verdades Secretas. Comecei a pesquisar sobre o que ia acontecer, fiquei muito curioso mesmo. Como eu tenho um jeito muito meu de assistir à televisão, resolvi contar do meu jeito. E fez muito sucesso! As pessoas só falam sobre isso, quase virei só isso. As pessoas me param na rua para dizer que amaram a novela ontem, como se eu tivesse escrito. E, quando eu perco um capítulo, as pessoas cobram. Tem gente que só assiste pelo meu Snapchat, não sabe nem o nome dos personagens na novela. E a Camila Queiroz (que interpreta a Angel), me contou que todo mundo nos bastidores chama o Rodrigo de Rajgrey, até o diretor!

... Jimmy Fallon

Sua história começou pelo Twitter, mas ganhou outras redes sociais. Ainda acha que o Twitter é o seu veículo mais forte?
Mais forte, eu não diria, mas é um dos que eu mais gosto. O Instagram e o Facebook estão em ascensão e o Twitter segue um pouco estagnado, apesar de, agora, estar se mexendo para se manter. Mas eu continuo amando o Twitter, acho a rede social mais divertida. As pessoas são mais bem-humoradas, levam as coisas com mais leveza. Enquanto no Instagram as pessoas são perfeitas e no Facebook todo mundo é politicamente correto, nada fica tão escrito na pedra no Twitter. Acho que quem está lá está faz tempo por ele ser dinâmico e mais leve. Tenho achado as pessoas meio surtadas com a possibilidade de se expor ; é interessante essa coisa que todo mundo é o próprio Roberto Marinho, faz a própria notícia, mas, às vezes, aproxima demais. Está um pouco Big Brother demais.

Você é de Brasília e sua família mora aqui. Como é a relação com a cidade? Procura vir sempre?
Minha mãe mora na Asa Norte, minha família e meus amigos moram em Brasília. Acabei de ter uma sobrinha, que é minha afilhada! Tento ir pelo menos uma vez por mês; agora, então, o máximo possível. Acompanho meus amigos de Brasília o tempo todo pelas redes sociais. O quadradinho é meu porto seguro.

... Taraji P. Henson

Como foi o Emmy? Como aconteceu?
Foi uma experiência indescritível. Foi a Warner quem me convidou para fazer uma cobertura in loco. Sabe quando a gente olha pros lados e só tem gente fantástica? Eu ia pedindo para tirar as selfies, e a maioria dos artistas foi bem legal. Eu gostei muito da foto com o Jimmy Fallon. Eu pedi para tirar, ele viu e sugeriu que tirássemos uma mais ;pá;, mais boca aberta. Adorei! A Taraji P. Henson, de Empire, uma série que está fazendo muito sucesso lá fora, também foi uma fofa. Quando eu disse que era do Brasil, ela me deu um abraço, disse que adora o Brasil, foi uma fofa. O Jon Hamm (Mad Man) também foi supersimpático, estava muito feliz com o prêmio. Tirou foto com muita gente e o achei até mais bonito pessoalmente. Ele me deixou encostar no Emmy!

Com tanta coisa acontecendo, e tão rápido, qual é o futuro do Hugo Gloss?

Continuar do jeito que está nunca é o plano, eu quero ampliar os horizontes. Vou descobrindo agora novos caminhos, tenho viajado muito, feito muitas entrevistas. Quero ampliar essa parte, mas não tenho um plano concreto de ação.

... Viola Davis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação