Cidades

GDF recorre ao STJ para garantir eleições de conselheiros tutelares

Procuradoria Geral do DF vai tentar suspender liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)

postado em 03/10/2015 11:57
A Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF) informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tentativa de garantir as eleições para conselheiros tutelares, prevista para este domingo (4/10). O governo quer a suspensão de liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que na última quinta-feira (1;/10) barrou o processo de escolha. Na noite de sexta, a desembargadora Maria de Lourdes Abreu manteve a decisão.

Os conselheiros tutelares são eleitos pelos moradores da região administrativa em que atua para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O mandato tem duração equivalente à de um chefe do Executivo: quatro anos, podendo havers reeleição.

Leia mais notícias em Cidades


O questionamento não é de hoje e não se limita à Justiça. Por conta de apuração de possíveis irregularidades feita pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o processo ficou suspenso entre julho e agosto, mas a própria Corte autorizou a continuação. A eleição foi parada novamente em setembro após expedição de um mandado de segurança, mas retomada em 25 de setembro. E, na última quinta, o imbróglio voltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação