Cidades

Caso Pedrinho é tema de série especial de canal pago norte-americano

A produção original %u2018Desaparecidos%u2019, do canal A, apresentará dois casos a cada episódio, um deles em aberto e o outro, solucionado. Um deles é o do menino roubado em uma maternidade de Brasília e encontrado em Goiânia, 17 anos depois

postado em 29/10/2015 16:23
Pedrinho com os pais biológicos, Jayro Tabajós e Maria Auxiliadora, no dia do reencontro da família, em Goiânia, há 13 anos
O Caso Pedrinho é tema de série de documentários que estreia em 2 de novembro no canal de TV norte-americano A, com exibição no Brasil por meio de operadoras locais. A história de Pedro Rosalino Braule Pinto, o menino roubado da maternidade do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, em 1986, com poucas horas de vida, e encontrado quase 17 anos depois, em Goiânia, é um dos 26 casos que serão mostrados em 13 episódios do programa de Desaparecidos, nova produção nacional do A em parceria com a Iracema Rosa Filmes, que será exibida às segunda-feiras, a partir das 23h30.
[VIDEO1]

Para contar a história de Pedrinho e o drama dos pais deles, moradores do Lago Norte, os documentaristas se basearam na reportagens do Correio Braziliense e na obra O Caso Pedrinho. O livro do jornalista Renato Alves, coordenador de reportagem do jornal, foi lançado em março de 2015, nas versões impressa e digital. Além de Renato, gravaram depoimento para o documentário o protagonista da trama, Pedro, hoje um advogado e pai de família, e o deputado federal Laerte Bessa, chefe da Polícia Civil à época do desfecho do caso.

Finais trágicos ou surpreendentes

A cada ano, cerca de 200 mil pessoas são dadas como desaparecidas no Brasil. A cada 11 minutos, segundo estatísticas, uma pessoa desaparece no país. Grande parte desses casos permanece sem solução por anos, e alguns podem até revelar finais trágicos e surpreendentes. Esse é o mote de Desaparecidos.

A temporada de estreia traz 13 episódios, com 26 casos de pessoas que sumiram sem deixar rastros. Depoimentos de policiais, investigadores, amigos e parentes dos desaparecidos, além de dramatização, mostram a luta dos familiares que nunca perdem a esperança de encontrar seus entes queridos. Entre os casos que serão apresentados está o de Priscila Belfort, irmã do lutador Vitor Belfort, desaparecida desde 2004.
[VIDEO2]

Cada episódio aborda dois casos, sendo que no final do programa o telespectador saberá qual deles foi solucionado e quem foi encontrado. ;Além de contar essas histórias, que poderiam acontecer com todos nós, a série tem um papel social, tem o intuito de ajudar a localizar pessoas que ainda estão desaparecidas;, afirma Krishna Mahon, diretora de Conteúdo Original do A. A cada episódio também será divulgado um telefone de contato, para que os telespectadores deem informações, a fim de poderem colaborar para solucionar o caso que ainda está em aberto.

Anderson Jesus, diretor da série, revela que sempre foi fascinado pelo assunto, o que motivou essa produção. ;Sempre que eu via alguém falando sobre o desaparecimento de pessoas na TV, eu me perguntava como isso seria possível, desaparecer assim de uma hora para outra e sem deixar rastro, sem ninguém ver, sem achar um corpo;.

Os 26 casos apresentados abrangem desde desaparecidos jovens, crianças, recém-nascidos, até pessoas com problemas psiquiátricos e idosos com Alzheimer. ;O telespectador vai se identificar com os casos e até sentir como se a situação de ter um ente desaparecido fosse com ele. Ao apresentar casos solucionados, em que as pessoas foram encontradas, a série pretende trazer um pouco de incentivo e esperança aos familiares;, completa o diretor.
[VIDEO3]

Confira os episódios de estreia:

23h30 - O primeiro episódio traz o caso de Francisco Linares, um idoso de 95, portador do Mal de Alzheimer, de São Paulo. Ele sai com o filho para um passeio de rotina, porém a tarde que deveria ser de tranquilidade e descanso se transforma em um tormento para toda a família. No segundo caso, Leandro Alvarez, um jovem de futuro promissor, sai de casa para se encontrar com amigos em uma festa. Vinte e quatro horas depois, sua mãe está desesperada à sua procura.

0h - O segundo episódio apresenta o caso de Josefa Moura, de 87 anos de idade e que sofre do Mal de Alzheimer. Aproveitando um pequeno descuido, ela sai de casa para um passeio e simplesmente desaparece sem deixar pistas, o que leva sua família ao desespero. O outro caso conta a história do desaparecimento de Felipe Damasceno, um jovem de 17 anos que sai para encontrar um amigo e não volta. Um dia depois, toda a família procura por ele, e sua mãe descobre que parentes do amigo de Felipe estão na mesma situação.

Canal A: SKY 50 | NET 138 | Oi 72 | GVT 92 | Claro TV 88 | Vivo TV 66/366HD | TTD 550

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação