Cidades

Incêndio provoca o fechamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Chamas altas e fora de controle atingem área de visitação, na região de Alto Paraíso (GO)

Renato Alves
postado em 13/11/2015 09:05
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado desde quinta-feira (12/11) e assim permanecerá ao menos até o próximo domingo (15/11). O motivo é um incêndio que consome parte da reserva. A área atingida fica em Alto Paraíso, no norte de Goiás, a 244km de Brasília.

Até o início da manhã desta sexta-feira (13/11), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque, não tinha informações sobre as proporções da queimada, mas adiantou que são cinco focos em locais de difícil acesso. O órgão confirmou que, por precaução, a área de uso público ficará fechada até domingo.

Leia mais notícias em Cidades

Brigadistas do ICMBio, do Ibama e militares do Corpo de Bombeiros de Goiás estão atuando no combate ao fogo. Ao todo, 50 profissionais estão envolvidos no combate às chamas. O ICMBio não sabe especificar quando e como o incêndio começou. Há previsão no local de chuva de hoje para amanhã ; o que poderá ajudar os militares no combate às chamas.
De acordo com o instituto, o incêndio estava atingindo somente a área de preservação. Porém, acabou se propagando de forma rápida e chegou à região de visitação, o que motivou a interdição provisória.

Uma avaliação dos estragos e da dimensão do incêndio deve ser divulgada na manhã de sexta-feira (13/11).

Patrimônio
O parque é bastante visitado por turistas do Distrito Federal
O parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco. O parque foi criado em 1961 e preserva uma área de 65.514 hectares do Cerrado de altitude, com belas cachoeiras e cânions.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação