Cidades

Incêndio de grandes proporções que consome a Chapada começou com raios

Um dos destinos preferidos pelos brasilienses, parque está fechado à visitação desde quinta-feira e assim permanecerá até o próximo domingo (15)

Renato Alves
postado em 13/11/2015 11:19

O incêndio de grandes proporções devasta o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros desde o último sábado (7/11). As chamas atingiram a áera de visitação na quinta-feira (12). Por isso, a unidade de preservação está fechada ao público. A princípio, a decisão vale até domingo (15).


Área atingida até o momento é de 11,5 mil hectares
No mais recente levantamento, divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração da reserva ambiental, 11,5 mil hectares haviam sido consumidos pelo fogo, até a manhã desta sexta (13), quando o incêndio ainda estava fora do controle. Cada hectare equivale a um campo de futebol.

O fogo chegou à área de visitação dos turistas

O fogo teria começado após uma chuva com raios, segundo a chefe-geral do parque, Carla Guaitanele. ;Resolvemos interditar pelo menos até domingo (15/11) porque a fumaça tinha chegado aos locais de acesso dos turistas;, contou Carla. A área de preservação da Chapada dos Veadeiros recebe, em média, 50 mil pessoas por ano, boa parte moradora do Distrito Federal.

Ainda segundo chefe-geral do parque, logo após o início das chamas, em cinco pontos de difícil acesso, militares do Corpo de Bombeiros de várias cidades, inclusive de Brasília, foram acionados.
O parque está fechado desde quinta-feira (12/11)
Além deles, brigadistas do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) auxiliam o trabalho. Ao todo, mais de 70 profissionais estão mobilizados no combate às chamas.
Mais de 70 profissionais estão no local combatendo as chamas
[SAIBAMAIS]Patrimônio
O parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco. O parque foi criado em 1961 e preserva uma área de 65.514 hectares do Cerrado de altitude, com belas cachoeiras e cânions.
Com informações de Gabriella Bertoni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação