Cidades

Governo suspende exames no hospital de Taguatinga para conter gastos

A falta de reagentes químicos impede a realização do serviço em postos, clínicas e até no hospital

Otávio Augusto
postado em 21/11/2015 08:05

Segundo a Secretaria de Saúde, os serviços estão temporariamente suspensos em Taguatinga devido à

Os pacientes de Taguatinga que recorrerem a algum posto, clínica ou até mesmo ao hospital em busca de exames, voltarão para casa sem atendimento. A Secretaria de Saúde suspendeu o serviço devido à falta de reagente e à ;necessidade de redução de despesas;. Servidores afirmam que o produto está em falta há quase dois meses. Somente nesta semana, 650 pessoas deixaram de ser atendidas, garantem fontes da pasta. A ordem circulou por meio do Memorando n; 65/2015, de 11 de novembro, que determina o reagendamento de todos os procedimentos para aproximadamente 50 dias.

O comunicado pede ainda que os centros de saúde não encaminhem pacientes para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), pois não haverá atendimento nesse período. A região possui 214.282 habitantes, segundo a Companhia de Planejamento (Codeplan).

O setor mais prejudicado é o Laboratório Regional. Com isso, exames simples, como de sangue e urina, por exemplo, estão suspensos. Os únicos pacientes que terão acesso ao serviço são gestantes e diabéticos. ;Os exames já agendados serão atendidos normalmente somente até sexta-feira, 13 de novembro;, alerta o documento. A justificativa da pasta para a intervenção seria a falta de repasse para custear a área. O texto destaca a situação de urgência da medida, mas não prevê data para a normalização da assistência. ;Tão logo o repasse de insumos seja regularizado, o fluxo de atendimento voltará ao normal;, finaliza o memorando.

O boletim é assinado pela gerente de Diagnose e Terapia, Renata Villanova, e pelo coordenador- geral de Saúde de Taguatinga, Benvindo Rocha Braga. Fontes da pasta garantem que a ordem partiu do gabinete do secretário de Saúde, Fábio Gondim, uma vez que não há possibilidade de restabelecer os estoques no momento. O texto destaca ainda que os insumos em falta são ;materiais essenciais para a área-fim;.

A determinação contraria as recomendações do Conselho de Saúde à pasta. Para o presidente do órgão, Helvécio Ferreira, a medida é ilegal e causa a desestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS). ;Esse tipo de procedimento, que não passou pelo conselho, é inadmissível. Uma atitude desse porte é errônea para ambos os lados. Se o exame é básico para a confirmação das doenças, então, como a secretaria suspende o serviço?;, questiona Helvécio.

Transtornos

O Correio ligou para alguns postos de saúde de Taguatinga. Os servidores repetiram o mesmo discurso: ;Não tem material para fazer exame e a remarcação será somente em janeiro.; Uma atendente, que pediu para não ser identificada, contou que durante o dia pacientes procuraram a unidade médica, mas não conseguiram atendimento. ;Teve gente alterada no início da manhã. As pessoas ficam indignadas;, afirma.

Durante a tarde, em pelo menos três unidades médicas, os pacientes eram mandados para casa sem muitas explicações. Os próprios vigilantes repassavam as informações ainda no portão dos locais. A dona de casa Ângela Gonçalves Vieira, 38 anos, esperou por três meses até conseguir agendar uma consulta com um clínico geral. O tratamento será interrompido, pois o médico pediu um tipo de exame de sangue que não poderá ser feito. ;É um absurdo. Se não tem material, o governo tem que dar seu jeito e comprar. Saúde pública é um direito que a lei garante ao povo;, reclamou a moradora da QND, que esteve no Centro de Saúde n; 2, na Praça do Bicalho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação