Cidades

Em um ano, 850 novas casas são construídas em corredor ecológico do DF

Assentamento 26 de Setembro, que fica entre o Parque e a Floresta nacionais, cresceu muito nos últimos anos. Em 2014 e 2015, 850 novas casas apareceram no local. Especialistas estão preocupados com a grilagem e a mudança de destinação da área

postado em 01/12/2015 06:30
Em uma das áreas mais sensíveis ao parcelamento irregular, as invasões se multiplicaram no último ano. É o caso Assentamento 26 de Setembro, em Taguatinga. Estudo de georreferenciamento produzido pela Terracap mostra que, entre 2014 e 2015, 850 novas construções foram erguidas na região. São lotes rurais transformados em residências, em um local bastante vulnerável do ponto de vista ambiental. Isso porque a invasão fica entre o Parque Nacional e a Floresta Nacional de Brasília (Flona), portanto, um corredor ecológico entre as duas unidades de conservação. Apesar de destinado à produção rural, o setor é alvo de grilagem, com anúncios de terrenos até mesmo em páginas de compra e venda na internet.

O assentamento é a última faixa desocupada entre o Plano Piloto e as maiores cidades do Distrito Federal, como Taguatinga, Ceilândia e Guará. São 9,3 mil hectares parcialmente livres e espremidos entre uma região populosa. Com isso, os terrenos rurais sofrem pressão intensa para ocupação urbana.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]A falta de fiscalização dos lotes pelo Executivo foi uma das principais razões para que os parcelamentos e as construções avançassem tanto (veja Multiplicação dos lotes), conforme mostrou o estudo Monitoramento da Ocupação em Áreas Urbanas ; 26 de Setembro, produzido pela Terracap e apresentado na Codeplan, na semana passada. ;De 2014 para 2015, tivemos um fato importante que foi a virada de governo. Em um ano, houve um aumento de 850 edificações novas catalogadas, que daria quase o mesmo número para quatro anos;, afirma o engenheiro cartográfico Vitor Hugo Santos.

A estimativa é de que, pelo menos, 17 chácaras tenham sido totalmente parceladas. Cada terreno costuma ser dividido em até 10 lotes, de 400m; a 700m;, dependendo do tamanho da área. O mercado irregular age livremente no local e mantém ofertas na internet. Em uma página de anúncios on-line, encontra-se desde lotes até casas construídas no 26 de Setembro. Os preços praticados são altos: uma casa é oferecida a R$ 170 mil; um terreno, a R$ 42 mil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação