Cidades

Adolescente infrator é baleado; autor é agente que não pode atuar armado

Ele estava em uma escolta quando tentou fugir, segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF). A ocorrência está sendo investigada pela 20ª Delegacia de Polícia (Gama).

Isa Stacciarini
postado em 01/12/2015 15:17
Um adolescente infrator de 17 anos foi baleado por um agente socioeducativo por volta das 11h30 desta terça-feira (1/12). Ele estava em uma escolta quando tentou fugir, segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF). A ocorrência está sendo investigada pela 20; Delegacia de Polícia (Gama). Os servidores desse tipo de carreira não podem trabalhar armados.

O delegado da 20; DP, Francisco Antônio da Silva, esclareceu que a vítima estava sendo transferida para uma das unidades de internação durante um procedimento administrativo. ;Ele tentou fugir. Quem o escoltava tentou impedir e acabou atingindo o rapaz com um disparo. O adolescente foi encaminhado ao Hospital Regional do Gama e a informação é que ele estava sendo atendido e não corria risco de morte;, ressaltou.

O investigador confirmou que agentes socioeducativos não podem andar armados. ;Os servidores não têm autorização de porte de arma de fogo e será responsabilizado por isso. Ele ainda está na delegacia para decidirmos qual será a tipificação do crime;, explicou. Até às 15h15 desta terça-feira (1/12) o agente socioeducativo permanecia na delegacia.

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude informou que o adolescente estava sendo transferido do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para a Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Segundo a pasta, ele foi atingido no pé enquanto corria. De acordo com o órgão, "toda a apuração criminal está sendo feita pela Polícia Civil." No entanto, a Secretaria confirmou que vai abrir uma abertura de processo de investigação por parte da Corregedoria.
Existem no DF 1,4 mil agentes socioeducativos. No Brasil são 15 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação