Chapada tem a primeira trilha suspensa com acessibilidade do país

Construção de madeira tem 230m de extensão e leva a um mirante de onde se pode visualizar as Corredeiras. Desse ponto, com auxílio, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida poderão entrar na água e desfrutar do rio Preto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/12/2015 10:50 / atualizado em 10/12/2015 10:53

Divulgação/ICMBio
 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), oferece, há uma semana, uma trilha suspensa que conta com acessibilidade para pessoas com deficiência. É a primeira do tipo no país. Por meio dela, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem chegar até as corredeiras, um dos atrativos do parque, podendo aproveitar a oportunidade, inclusive, para tomar banho de água corrente.

A trilha suspensa é feita de madeira, tem 230 metros de extensão e leva até um mirante de onde se pode visualizar as Corredeiras. Desse ponto, com auxílio, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida poderão entrar na água e desfrutar das delícias do rio Preto.

 

Leia mais notícias em Cidades

 

Para facilitar o acesso, os visitantes que se enquadrarem na Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) podem entrar no parque com carro próprio (tração 4x4) até o local da trilha. O limite máximo é de quatro carros.

Devido ao perfil das trilhas atualmente existentes, apenas uns poucos visitantes com baixa mobilidade ou com algum tipo de deficiência física tiveram a oportunidade de conhecer o parque. E é pensando nesse público que estamos finalizando a trilha suspensa”, disse Carla Guaitanele, chefe da unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A trilha, segundo a chefe do parque, atende às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que tratam dos critérios e parâmetros técnicos a serem observados na construção, instalação e adaptação de equipamentos de uso público no meio urbano e rural, a chamada ABNT NBR 9050.

A trilha foi inaugurada em 5 de dezembro, para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Mais informações

Acesse o site do Parque Nacional e no Facebook e site do ICMBio, entre outros locais.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
elton
elton - 10 de Dezembro às 14:18
Eh ai ? fizeram a trilha e não falaram quantas arvores derrubaram.
 
Luís
Luís - 14 de Dezembro às 10:39
Nenhuma. A trilha suspensa foi construída sobre um traçado já existente há décadas.
 
elton
elton - 10 de Dezembro às 14:17
e ai??? fizeram a trilha mas não falaram quantas arvores teve que ser sacrificadas pra isso.