Cidades

Tenda de candomblé no Paranoá é arrombada pela quarta vez em um ano

Ambientes foram arrombados e um cachorro foi morto a facadas e deixado no banheiro de uma das salas da tenda

postado em 11/12/2015 21:42
Vestígios de tortura contra o cachorro, morto a facadas, encontrado no local

Ataques à Tenda de Xangô Ayrá, do Caboclo Itajacy, no Paranoá, foi invadida pela quarta vez neste ano. O local foi criado pelo babalorixá Raul de Xangô, morto há dois anos. Todas as portas da tenda foram arrombadas, os objetos sagrados foram revirados, armários e gavetas, mexidos; e os cadeados quebrados.

Talheres de cozinha, uma bandeja com dinheiro e moedas, que ficava em um salão, foram roubados. Um cachorro foi morto a facadas e deixado no banheiro de um dos ambientes. Havia manchas com o sangue do animal em diversos pontos da tenda.

Os responsáveis pela tenda decidiram não registrar ocorrência porque, segundo eles, os boletins de ocorrência dos três arrombamentos anteriores foram fichados na 6; Delegacia de Polícia (Paranoá), mas não houve investigação. A justificativa da polícia teria sido a falta de roubo.

Para os seguidores da tenda, trata-se de um episódio de intolerância religiosa. Como o local não funciona todos os dias e normalmente não há ninguém vigiando, os estragos, descobertos nesta sexta-feira (11/12), podem ter ocorrido há dois dias. "Se foi uma intimidação, eles perderam tempo. Nossa intenção é fortalecer o tempo", comentou o jornalista e dirigente da Tenda de Xangô Ayrá, Moacyr de Oliveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação