Cidades

Obra de nova ciclovia no Parque da Cidade interdita pista antiga

A interdição durará 20 dias. Depois disso, os demais trechos também serão revitalizados

postado em 15/12/2015 07:11
Quem anda de bicicleta, patins, ou caminha pelo Parque da Cidade aguarda a nova pista para prática de esportes no local. As obras da ciclovia da área verde já perduram há mais de três anos. A primeira data estipulada de entrega era no carnaval de 2013; depois, a Copa do Mundo de 2014. Porém, com a mudança de gestão no Governo do Distrito Federal, houve suspensão das intervenções, e os prazos se alongaram ainda mais. A nova previsão de entrega da obra é para a segunda quinzena de janeiro.

A interdição da antiga ciclovia será feita em etapas: previsão é que obra fique pronta na segunda quinzena de janeiro, com três anos de atraso

Antes disso, os usuários terão que lidar com alguns transtornos. Cerca de 4km dos totais de 10km da pista antiga estão interditados para revitalização. A Secretaria de Turismo, responsável pela administração do parque, alega que somente depois dos ajustes será possível entregar os dois espaços para circulação.

A obra foi retomada em julho deste ano, após liberação de novos recursos. Ela deveria ter sido entregue à população, de acordo com o cronograma do governo, no mês passado. A nova pista de 10km de extensão e cinco metros de largura está sendo feita paralelamente à atual, do lado externo, mais próximo dos estacionamentos, e será de uso exclusivo para pedestres. A faixa antiga, de 6m de largura e também com 10km de extensão, servirá como ciclovia, para bicicletas, patins, skates e outros equipamentos velozes (chamados de ciclos). A justifica da troca é evitar que os pedestres tenham que cruzar a faixa dos ciclistas.

Desde ontem, cerca de 4km da pista antiga estão interditados para a prática esportiva. Os serviços são de recuperação e fresagem do pavimento antigo. Isso significa que parte dos asfalto com rachaduras será retirado e uma nova camada asfáltica cobrirá a pista ; a fim de fazer um nivelamento do espaço. A interdição durará 20 dias. Depois disso, os demais trechos também serão revitalizados. ;Existia muita reclamação com relação a rachaduras e sinalização da pista. Essa revitalização vai beneficiar o usuário e aumentar a segurança no trânsito dentro do parque;, explicou o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.



Apesar dos prazos estendidos, o servidor público Adriano Campos, 43 anos, vê como positiva a intervenção. ;A pista (antiga) apresenta alguns defeitos. A recuperação dos trechos será boa, uma vez que serão usados para bicicleta.; Ele, assim como a mulher, Adriana Campos, 42, somente não aprovou a sinalização da área interditada. ;Não dá para saber direito por onde prosseguir. Acaba que temos que invadir ou passar no meio da grama. Deveria ter setas para orientar melhor o usuário;, argumentou a professora. O casal corre diariamente pelo Parque da Cidade. Para os dois, a conclusão da obra é necessária.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação