Cidades

Bibliotecários posam nus em calendário para criar Biblioteca da Diversidade

Fundador busca arrecadar fundos para compra de espaço na Asa Sul e acredita que o aumento de visibilidade do projeto por meio da venda do calendário e de outros produtos no futuro trará doações

postado em 04/01/2016 16:30

[FOTO622561]

Com o objetivo de arrecadar fundos para a criação da Biblioteca da Diversidade em Brasília, 12 bibliotecários e estudantes da área posaram sem roupa para o calendário de 2016 que financia o projeto. A ideia é de Cristian Santos, que trabalha na Biblioteca da Câmara dos Deputados e cita o incômodo com a violência contra minorias como motivação para fundar o espaço. ;A violência contra minorias é um problema no Brasil todo e ela tem como motivação o ódio. E o ódio tem como fundamentação a ignorância;, afirma. Para ele, bibliotecas e o acesso à informação têm um poder transformador. Os modelos são de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Amazonas.

;Quero criar um espaço que enalteça a diversidade como elemento fundamental do ser humano, seja de cor, religião ou sexualidade, para fomentar o respeito e a empatia;, disse Santos em entrevista ao Correio. O bibliotecário citou principalmente a violência contra homossexuais e contra religiões de matriz africana. Lembrou ainda os incêndios em centros de umbanda e candomblé no Distrito Federal, além do caso da adolescente apedrejada quando saía de um culto, no Rio de Janeiro.

Leia mais notícias em Cidades

O objetivo é comprar uma loja nas quadras 500 da Asa Sul e criar um acervo de literatura que atenda as necessidades da comunidade LGBT e outras minorias. ;A biblioteca não será exclusiva para essas comunidades, todos são bem-vindos;, ressalta Cristian Santos. O bibliotecário afirma ainda que tudo vai ser gratuito. ;A intenção é oferecer à comunidade brasiliense tudo que uma biblioteca comum tem, mas com diferenciais: palestras e filmes voltados pra essas duas grandes comunidades.;

Mas para o sonho se tornar realidade ainda há um grande obstáculo: os terrenos na região custam cerca de R$ 2 milhões, segundo o bibliotecário. Santos junta, há um ano, metade do próprio salário para financiar o projeto. O lucro do calendário, ressalta, será simbólico: apenas R$ 12,4 mil se todos os 300 exemplares forem vendidos.

Santos acredita que o aumento de visibilidade do projeto por meio da venda do calendário e de outros produtos no futuro trará doações. ;Espero que uma pessoa generosa, um empresário ou até o Estado queira nos doar uma casa ou terreno. Creio que em 2016 conseguimos um milagre;, afirma.

Enquanto o espaço ainda não é viável, o acervo da Biblioteca da Diversidade já começa a ser construído e fica na casa de Cristian Santos. Ele conta que já recebe interessados pelo projeto na sua casa, onde guarda os livros e tem um escritório e uma sala de reuniões. Desde o início da divulgação, o bibliotecário já recebeu ofertas de doações de editoras, inclusive dos Estados Unidos e da França.

Para comprar o calendário, conhecer o projeto ou oferecer doações, entre em contato com o fundador Cristian Santos bibliotecadadiversidade@gmail.com ou (61) 8347-1304.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação