Cidades

Chuva volta a causar alagamentos no DF; bombeiros resgatam casal de idosos

Leitores enviaram fotos e registros de alagamentos na L2 Sul, na W3 Sul e no Setor de Autarquias Sul. Em Planaltina, a água da chuva invadiu a 6ª DP

postado em 21/01/2016 16:03
Via L2 está entre os pontos alagados em Brasília
Após uma manhã ensolarada, a chuva voltou com força no Distrito Federal. Na tarde desta quinta-feira (21/1), a tempestade causou estragos e transtornos em diversos pontos da capital. A redação do Correio Braziliense recebeu fotos e registros de alagamentos na L2 Sul, na W3 Sul, no Setor de Autarquias Sul e em frente ao Anexo do Ministério da Educação (MEC). Uma mulher grávida ficou ilhada no carro na L2, entrou em trabalho de parto e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Um casal de idosos também precisou de resgate após o carro deles ficar preso em uma tesourinha na 109/110 Sul. Socorristas também ajudaram outro idoso, na tesourinha da 216/116 Sul. Mais da metade do veículo da vítima já havia sido coberto pelas águas. No mesmo local, uma caminhonete também ficou preso.

[VIDEO1]

De acordo com informações dos bombeiros, muitos veículos estão retidos na 402/403 Sul, próximo à OAB, devido a dificuldade de trafegar. A grávida foi transportada para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), o trânsito está congestionado nos dois sentidos, em frente à sede da Polícia Federal. Na Estrada Parque Guará (EPGU) é registrado também outro ponto de alagamento, próximo ao Zoológico de Brasília. Muitos motoristas estão parados ao longo da via. Antes de sair do trabalho, confira como está o trânsito no DF. Os serviços da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) ficaram temporáriamente suspensos entre a Estação Asa Sul e a 114 Sul, mas já voltaram ao normal.
Um terreno ficou severamente alagado a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia - Sul), em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um trator que estava estacionado no local foi praticamente coberto pela água.
Motoristas enfrentaram visibilidade ruim e pistas escorregadias
Em algumas vias tomadas por enxurradas, a água passou da metade da altura dos pneus dos carros. A água da chuva também invadiu a 6; Delegacia de Polícia (Planaltina). Mais cedo, por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra na Fercal. Nenhuma residência foi atingida e ninguém se feriu.
[SAIBAMAIS]Sem trégua

Desde o começo do ano até hoje, o brasiliense só teve um dia de trégua da chuva, em 5 de janeiro, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, a média de chuva prevista para o mês de janeiro era de 247,4mm, mas este valor já foi ultrapassado em 4% chegando a 258,2mm até a manhã desta quinta-feira (21/1). A previsão é de tempo fechado para a capital até o mês de março.

A Subsecretaria de Defesa Civil está monitorando os principais pontos de alagamentos afetados pela chuva da madrugada desta quarta-feira (20/1). Além da Vila Cauhy, onde mais de 60 famílias desalojadas, por conta do transbordamento do Córrego Riacho Fundo, as equipes também monitoram as regiões do Sol Nascente, em Ceilândia e outros pontos do Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante.

Apesar da forte chuva nesta tarde, a Defesa Civil até o momento da publicação desta reportagem, não havia recebido nenhuma notificação grave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação