Cidades

Comércio e serviços do Distrito Federal tem pior queda histórica

Esse foi o pior resultado da série histórica medida pela Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas

postado em 26/01/2016 11:18
Como era esperado as vendas do comércio brasiliense fecharam 2015 com uma queda de -18,69% em relação ao ano anterior. Esse foi o pior resultado da série histórica medida pela Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. No acumulado dos últimos 12 meses as vendas tiveram queda de 17,85% , englobando comércio e serviços.

O resultado das vendas de dezembro em comparação com novembro foram positivos. Mas o Natal não foi suficiente para reverter a trajetória de queda ao longo do ano. Em dezembro de 2015, as vendas do comércio cresceram 12,35% na comparação com novembro. Já as vendas do setor de serviços cresceram 2,65%. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que este movimento do último mês do ano é sazonal e caracteriza-se pelo pico de vendas natalino.
A Pesquisa Conjuntural é realizada apenas com Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal. Apenas os segmentos de Floricultura (-5,70%) e o de Óticas (-0,24%) apresentaram queda no comércio. Já os segmentos que apresentaram alta nas vendas em dezembro de 2015 foram: Vestuário (42,77%); seguido pelo de Calçados (37,67%) e Lojas de Utilidades Domésticas (29,60%).

No setor de serviços, o destaque em dezembro ficou para o segmento de Salão de Beleza que registrou crescimento nas vendas de 19,92%, seguido por: Clínica de Estética (14,97%); Aluguel de Artigos para Festas (6,70%) e Reparação de Eletroeletrônicos (6,62%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras durante todo o ano de 2015. Em dezembro, a modalidade respondeu por 45,25% das vendas no comércio. No setor de serviços, foi responsável por 40,54% das compras.

Com informações Fecomércio DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação