Cidades

Vídeo de criança desesperada ao ser separada da mãe comove internautas

Juiz devolveu criança brasiliense ao pai em audiência ocorrida na noite dessa quarta-feira (27/1)

Amanda Carvalho - Especial para o Correio, Nathália Cardim
postado em 28/01/2016 13:54
Juiz devolveu criança brasiliense ao pai em audiência ocorrida na noite dessa quarta-feira (27/1)
Tem causado comoção nas redes sociais um vídeo em que um garoto de 6 anos chora e implora por ajuda ao ser retirado do colo de um homem e entregue ao pai. As cenas foram gravadas na noite dessa quarta-feira (27/1) durante audiência realizada no Fórum do Riacho Fundo I, cidade onde a mãe da criança mora. O juiz Edmar Ramiro Correia decidiu devolver a guarda ao pai, que mora em Capivari, interior de São Paulo.

[VIDEO1]

A mãe, que foi casada com o homem por cerca de um ano, conta que a separação, ocorrida em 2011, aconteceu devido às constantes agressões físicas e psicológicas que sofria. A mulher denunciou o então marido à polícia três meses após o casamento. Ela afirma que cedeu a guarda da criança ao pai por conta de várias ameaças a ela e aos familiares. "Nunca imaginei que ele pudesse fazer com o meu filho o que fazia comigo", justifica.

Em setembro do ano passado, a mãe soube pela ex-cunhada que o filho sofria maus tratos do pai e da madrasta. Ela ligou no Conselho Tutelar de Capivari e explicou a situação. "Falei que meu filho estava sofrendo e pedi para que eles fossem à casa dele verificar a denúncia mas, horas depois, meu ex-marido me ligou e ameaçou matar o menino se eu acionasse a justiça".

Com todo o ocorrido a mãe resolveu procurar a Defensoria Pública do DF, que a aconselhou ir à cidade ver como a criança estava. "Quando cheguei em São Paulo, não reconheci meu filho. Ele estava muito triste, chorava, estava abatido, magro. Quando era contrariado, xingava e mordia as pessoas. Ele me implorou para ficar comigo, então resolvi trazê-lo para casa", relata.

De volta ao DF a mãe procurou o Conselho Tutelar, onde a criança foi ouvida. Ela recorreu à Defensoria Pública e pediu a guarda provisória, concedida no mesmo mês. Segundo o laudo emitido pelo conselho tutelar, a criança relatou com riqueza de detalhes agressões físicas que sofria. O texto do documento diz que o menino não queria voltar a morar com o pai e madrasta.

O Ministério Público do DF também foi acionado e emitiu análise na qual consta que o menino não estava em situação de risco em companhia da mãe, de seus familiares e amigos. O MP identificou diferentes opiniões dos conselhos tutelares de Capivari e do Riacho Fundo. A conselheira tutelar do DF, apesar de não emitir parecer, destacou o relato de maus tratos sofridos e o desejo do garoto de ficar na cidade. Por outro lado, a conselheira paulista argumentou não haver indícios de agressões por parte dos responsáveis.

O pai entrou com pedido de busca e apreensão para levar o filho de volta a São Paulo e recuperou a guarda na noite de ontem. O Defensor Público do DF, do Núcleo do Riacho Fundo I, responsável pelo caso, Leandro Nascimento, afirmou que está vai tentar reverter a decisão. "Vou entrar com o recurso amanhã mesmo, o juiz e o promotor do caso entenderam que neste momento o melhor para o menino é ficar com o pai, mas vamos recorrer ao Tribunal de Justiça do DF para que isso seja revisto". A reportagem tentou entrar em contato com o pai, que não atendeu as ligações. "Só quero que devolvam o meu filho. Ele não pode passar por tudo isso novamente. Confiei na justiça e ela falhou comigo. Levaram meu menino aos gritos", disse a mãe.
O nome dos pais e da criança foram mantidos em sigilo em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação