Cidades

Governo traça estratégia de guerra contra o mosquito Aedes aegypti

No Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, neste sábado (13/2), a ação local se concentrou em Brazlândia e em Luziânia. Além de militares, autoridades do governo, como o presidente do Banco Central, arregaçaram as mangas para o combate

Antonio Temóteo, Nathália Cardim
postado em 14/02/2016 08:06

Militar e agente de saúde inspecionam pneu descartado em Brazlândia, cidade com o maior número de casos de dengue no Distrito Federal

O aumento de casos de dengue, chikungunya e zika em todo o Brasil levou o governo a traçar uma frente de guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Em todo país, ontem, 220 mil militares participaram do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, com o objetivo de conscientizar a população a minar a reprodução do transmissor das doenças. No Distrito Federal, Brazlândia, com a maior incidência de registros na capital federal, foi escolhida para a ação. Lá, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, acompanhou o governador em exercício do Distrito Federal, Renato Santana. Em Luziânia, uma passeata tomou as ruas da cidade goiana vizinha ao DF.

Leia mais notícias em Cidades

Em todo o Distrito Federal, somente neste ano, há 1.794 casos de dengue confirmados. Brazlândia registrou 420 notificações da doença. A situação levou o GDF a intensificar os esforços no combate ao Aedes aegypti, montando um hospital de campanha naquela localidade. Ontem, além dos mais de 14,5 mil servidores e militares deslocados para atuar em casas e centros comerciais, o que também se viu na cidade foi um desfile político. Parlamentares, secretários estaduais, prefeitos do Entorno, além de Santana e Tombini, se revezaram em discursos para acabar com os criadouros.

Durante a mobilização, Santana voltou a criticar o excesso de burocracia para que ações de combate ao mosquito fossem tiradas do papel. ;Brazlândia está sofrendo com a dengue, sobretudo pelo acúmulo de lixo e pelo entulho nas esquinas da cidade. Eu vou coordenar a operação na região administrativa e nas cidades do Entorno, em Vendinha, Padre Bernardo e Águas Lindas. Essa é uma operação de guerra que não pode perder para a burocracia;, disse. A cunhada do vice-governador, Maria Cristina Natal Santana, 42, é uma das vítimas confirmadas da dengue no DF. Ela morreu em Brazlândia em 27 de janeiro. O segundo óbito ocorreu durante o carnaval, na mesma cidade. E um terceiro caso fatal está sob investigação.

Responsável por combater a inflação, o presidente do BC, Alexandre Tombini, reforçou o front de batalha. Ele destacou que dois terços dos criadouros estão nas residências. ;A guerra contra o Aedes só obterá êxito com o engajamento intenso da população. Temos de criar o hábito de inspecionar as nossas casas e mantê-las limpas. Isso não leva mais de 15 minutos;, comentou. Ele comparou a rotina de procurar e eliminar os focos do mosquito ao de usar o cinto de segurança. A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, também acompanhou a ação.

Moradora de Brazlândia, a aposentada Gracina Mendes, 62 anos, sentiu muita dor nos olhos e enjoo e resolveu ir ao hospital de campanha da cidade. ;Moro na Vila José e, lá, o número de casos aumenta todos os dias. Na minha casa, o meu marido e a minha filha também contraíram a doença e ainda se recuperam. Não podemos controlar as contaminações, mas, se cada um fizer a sua parte e colaborar com a limpeza do quintal, teremos menos pessoas doentes;, alertou.

Entorno
A Secretaria de Saúde notificou 207 casos de dengue em moradores do Entorno. A alta é de 444,74%, em relação ao mesmo período de 2015. Águas Lindas, Luziânia, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental são os municípios com a maior incidência. Das 78 suspeitas de chikungunya, 22 (28%) vieram dos municípios vizinhos ao DF. Os de zika vírus são 12 (16%).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação