Cidades

Onça parda é fotografada com filhote no Parque Nacional de Brasília

O felino é considerado solitário e tem hábitos noturnos, o que dificulta o registro de imagens da espécie

postado em 23/02/2016 10:11
Passeio de mãe com filhote foi registrado no Parque
Em nova aparição, a onça parda do Parque Nacional de Brasília foi flagrada passeando com seu filhote na mata. O registro foi divulgado nesta segunda-feira (22/2) na página oficial da instituição. A imagem foi captada por uma armadilha fotográfica acoplada a um sensor de movimento. O felino é considerado solitário e tem hábitos noturnos.
As imagens foram captadas a partir de uma das quatro armadilhas fotográficas instaladas no parque. Desde agosto, a organização não governamental No Extinction (Nex) e o grupo de pesquisadores Brasília é o bicho mantêm as câmeras para fotografar os animais e, assim, entender como são os hábitos de vida deles na área. A proposta do trabalho conjunto é mapear quais e quantos são os outros moradores do território. Para isso, os pesquisadores percorrem as áreas em busca de vestígios, como pegadas e fezes das onças, para escolher onde vão colocar as câmeras.

[SAIBAMAIS]Não há registro de ataque desses animais no parque. A onça parda costuma se afastar quando percebem a presença de humanos, por isso a dificuldade de se ver o animal pessoalmente. A instituição celebrou a aparição do filhote, já que a reprodução das espécies é considerada indicador de equilíbrio ambiental.

Puma do cerrado
A espécie catalogada no Parque Nacional também é conhecida como suçuarana. Ela é mais resistente às alterações ambientais e, por isso, passa a ser vista circulando por zonas mais próximas aos locais urbanizados. Tecnicamente, costuma-se dizer que vivem nas bordas dos fragmentos de Cerrado. Elas pesam até 80kg e convivem bem com as outras espécies de onças. Cada ninhada tem de dois a três filhotes, que permanecem juntos da mãe até cerca de um ano e meio. Acredita-se que haja uma boa população de onças pardas no parque, com famílias e indivíduos de idades variadas.
Com informações de Gabriella Bertoni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação