Cidades

Restaurantes populares sofrem queda de 60% no público após aumento de preço

Executivo já pensa em formas de diminuir a taxa

postado em 29/02/2016 06:00
Executivo já pensa em formas de diminuir a taxa

Entre outubro e dezembro de 2015, foram vendidas 841.594 mil refeições nos 13 restaurantes comunitários (RCs) mantidos pelo GDF, de acordo com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. No mesmo período de 2014, esse número foi de 2.079.357. A queda de 60% demonstra o esvaziamento dos estabelecimentos desde que o preço da refeição subiu de R$ 1 para R$ 3. O reajuste fez parte de um pacote de medidas anunciado pelo governador Rodrigo Rollemberg no ano passado, com o objetivo de minimizar a crise financeira na capital.

De acordo com o subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria, Jefferson Urani, há restaurantes que tiveram uma queda de 75% no número de comensais. ;A redução foi geral, mas o preço não é o único responsável. O desemprego e o aumento na passagem de ônibus também contribuíram para essa queda;, afirma. Urani garante que, por conta do declínio, já estão sendo estudados caminhos dentro do orçamento distrital para assegurar um valor menor.

;Estamos buscando alternativas, nem que seja para deixar a R$ 2 ou R$ 2,50. Mas ainda não sabemos quando isso pode acontecer.; Cada prato custa, em média, R$ 5,52. Desse valor, R$ 3 são pagos pelo cidadão e o restante é bancado pelo governo. Antes, o Buriti custeava, em média, 80% do total gasto. Agora, esse percentual fica em 45%. Cinco empresas são responsáveis pelo fornecimento dos alimentos ; elas são pagas a partir da quantidade de refeições efetivamente servidas. A secretaria prepara uma ata de registro de preço (licitação) para a substituição delas, pois há ameaças de quebra de contrato devido ao menor número de pratos vendidos, pois não há como cobrir os custos. A queda na arrecadação faz com que muitos restaurantes demitam parte da equipe.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação