Cidades

Mostra exibe vários documentos, projetos e plantas de Athos Bulcão

A exposição está exibição até 23 de abril na galeria da Fundação Athos Bulcão

Alexandre de Paula
postado em 06/03/2016 08:06
No espaço, os visitantes podem conferir como o artista trabalhava. Estão expostos estudos dos painéis que marcam a arquitetura de Brasília
Parque da cidade, Igrejinha, Câmara dos Deputados. Diversos são os pontos que abrigam painéis, azulejos e peças de Athos Bulcão, o artista pioneiro que marcou a história da capital. É quase impossível não conhecer ou não ter visto alguma obra dele pela cidade. Pouca gente, no entanto, sabe detalhes do processo que levou à criação das imagens que decoram Brasília. É essa oportunidade que a mostra Acervo: recortes apresenta ao público até 23 de abril na galeria da Fundação Athos Bulcão.

;Nós mostramos um pouco do fazer mais antigo de Athos. Temos algumas peças do primeiro jeito que ele fazia, de como pensava o trabalho que produziu;, conta a curadora e secretária administrativa da Fundação, Valéria Cabral. Os visitantes terão acesso, por exemplo, às primeiras versões e ao estudo dos painéis do Parque da Cidade. O artista inicialmente projetou os azulejos em amarelo e laranja; a versão final, porém, está em preto e branco.



;Ele se divertia muito, gostava muito de desenhar. Depois da convivência com Portinari, a sensibilidade dele com a cor ficou muito forte e ele experimentava muito;, conta Valéria. Plantas e desenhos de outros painéis, como os da Torre de TV e do Brasília Palace Hotel, também fazem parte da exposição, além de réplicas dos azulejos ; produzidas pelo mesmo fabricante que fornecia ao artista.

A mostra com os trabalhos prévios de Athos é a primeira a expor o acervo que a fundação pretende exibir em sua totalidade até o fim de 2016. ;Como temos uma galeria pequena, dividimos o grande acervo que temos em várias mostras. A intenção é mostrar tudo durante o ano;, explica a curadora.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação