SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mostra exibe vários documentos, projetos e plantas de Athos Bulcão

A exposição está exibição até 23 de abril na galeria da Fundação Athos Bulcão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/03/2016 08:06 / atualizado em 06/03/2016 10:42

Zuleika de Souza/CB/D.A Press

Parque da cidade, Igrejinha, Câmara dos Deputados. Diversos são os pontos que abrigam painéis, azulejos e peças de Athos Bulcão, o artista pioneiro que marcou a história da capital. É quase impossível não conhecer ou não ter visto alguma obra dele pela cidade. Pouca gente, no entanto, sabe detalhes do processo que levou à criação das imagens que decoram Brasília. É essa oportunidade que a mostra Acervo: recortes apresenta ao público até 23 de abril na galeria da Fundação Athos Bulcão.

“Nós mostramos um pouco do fazer mais antigo de Athos. Temos algumas peças do primeiro jeito que ele fazia, de como pensava o trabalho que produziu”, conta a curadora e secretária administrativa da Fundação, Valéria Cabral. Os visitantes terão acesso, por exemplo, às primeiras versões e ao estudo dos painéis do Parque da Cidade. O artista inicialmente projetou os azulejos em amarelo e laranja; a versão final, porém, está em preto e branco.

Leia mais notícias em Cidades

“Ele se divertia muito, gostava muito de desenhar. Depois da convivência com Portinari, a sensibilidade dele com a cor ficou muito forte e ele experimentava muito”, conta Valéria. Plantas e desenhos de outros painéis, como os da Torre de TV e do Brasília Palace Hotel, também fazem parte da exposição, além de réplicas dos azulejos — produzidas pelo mesmo fabricante que fornecia ao artista.

A mostra com os trabalhos prévios de Athos é a primeira a expor o acervo que a fundação pretende exibir em sua totalidade até o fim de 2016. “Como temos uma galeria pequena, dividimos o grande acervo que temos em várias mostras. A intenção é mostrar tudo durante o ano”, explica a curadora.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.