Cidades

Praticantes de Tai Chi comemoram aniversário de 85 anos de Woo

Antes do parabéns, houve exercícios e meditação com o homenageado. Para ele, longevidade tem tudo a ver com disciplina

postado em 07/03/2016 06:01
Entre alunos e amigos, ele aconselhou todos a dormirem e acordarem cedo para terem boa saúde
A Praça da Harmonia Universal, na Entrequadra 104/105 Norte de Brasília, fez jus ao nome na manhã de ontem. O local foi preenchido com a alegria e o carinho de pessoas que foram comemorar os 85 anos de Joseph Moo Shong Woo, conhecido como mestre Woo, instrutor e precursor da arte do Tai Chi Chuan na capital. O gramado ficou lotado com brasilienses de idades diversas, adeptos não somente do tai chi, mas também da ioga e da meditação, duas práticas intimamente relacionadas com a arte marcial. Vários levaram os próprios tapetes para ambas as atividades, que também faziam parte da programação de aniversário de mestre Woo.

A concentração começou às 8h, quando, segundo um dos organizadores do evento, cerca de 50 pessoas praticaram Tai Chi sob instrução do mestre Woo. Em dias comuns, as aulas ocorrem diariamente no mesmo local, às 6h e às 7h30. Logo depois, os presentes e outros, que não paravam de chegar foram acolhidos com café da manhã em uma mesa farta, improvisada no meio da praça. Por volta das 10h, todos se reuniram em volta da mesma mesa, mas, dessa vez, para cantar os parabéns. Após as palmas calorosas, todos ficaram em silêncio para ouvir os agradecimentos do mentor. ;Muito obrigado, mas todos aqui merecem parabéns. Desejo muita saúde a todos. Quem tem isso pode ter todo o resto;, disse mestre Woo.



Uma voz, no meio do grupo, perguntou qual o segredo da longevidade com saúde. Entre conselhos sobre alimentação e preservação do aspecto psicológico, Woo destacou a importância dos hábitos de vida. ;Todos devem ter disciplina. Levantem cedo, se possível, e durmam cedo. Muito médico por aí estuda e trabalha muito com saúde, mas tem PhD de doido porque não dorme;, brincou, arrancando risos da plateia.

Após o pronunciamento, ele recebeu dois presentes. Um deles, surpresa, foi a crônica dedicada ao mestre publicada na edição do dia da Revista do Correio, entregue pessoalmente pela própria autora, a colunista Maria Paula. ;É uma honra estar ao lado desse ser que ensina tanta coisa boa e sempre está disponível. Parabéns pelos 85 anos de muita saúde e sabedoria;, disse, em homenagem. A programação, que seguiu até por volta do meio-dia, incluiu também ioga, palestra sobre qualidade de vida, biodança, artesanato e meditação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação