Cidades

Estudantes da UnB organizam protesto para pedir mais policiamento no câmpus

De acordo com uma das organizadoras do evento, a manifestação não é uma resposta ao homicídio da jovem Louise Ribeiro; "a segurança na UnB sempre foi um problema grave", afirma

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 11/03/2016 20:48
De acordo com uma das organizadoras do evento, a manifestação não é uma resposta ao homicídio da jovem Louise Ribeiro;

[SAIBAMAIS]Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiu organizar um protesto na próxima terça-feira (15/3) para pedir mais segurança no câmpus Darcy Ribeiro. Na manhã desta sexta-feira (11/3), a Policia Militar encontrou o corpo da jovem Louise Ribeiro, de 20 anos, assassinada em um laboratório nas dependências da UnB.

De acordo com Gabrielle Castelo Branco, uma das organizadoras da manifestação, o evento não foi criado em resposta ao homicídio ; que ela classificou como ;horrendo;. ;A segurança na UnB sempre foi um problema grave. Roubos de carros e objetos nas dependências da universidade são comuns. Entretanto, o crime de hoje deixou todos os estudantes chocados e, então, decidimos fazer algo;, explica a estudante de pedagogia.

Os alunos reivindicam um policiamento maior no câmpus e, para isso, pretendem recolher assinaturas e fazer um abaixo assinado. ;Essa é uma questão antiga. Acreditamos que a vida dos estudantes deve ser protegida. Eles não devem temer a universidade. Queremos um ambiente livre e seguro. É evidente que não há resposta perfeita, mas acreditamos que com a polícia no câmpus teríamos um desincentivo para que crimes [como o de Louise] ocorram. Definitivamente, hoje, a UnB não possui a segurança adequada e nós queremos que isso mude o quanto antes, pelo bem dos estudantes e de seus familiares;, afirma Gabrielle. Até o momento, o evento do protesto no Facebook já conta com mais de mil confirmados.

A UnB informou que tem reforçado a segurança no Darcy Ribeiro com ações como o policiamento ciclístico ; feito por 20 policiais militares do 3; Batalhão da PM ; e a criação de um número de Whatsapp para receber denúncias. Procurada pelo Correio, a universidade não soube informar, no entanto, quantas ocorrências foram registradas no campus no ano passado.

Já a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), em nota, afirmou que, além do policiamento ciclístico, o 3; Batalhão da PM também tem ;reforçado as rondas a pé, em viaturas comuns e motos nas áreas mais vulneráveis a crimes;. Contudo, a pasta ressaltou que a morte de Louise Ribeiro foi um caso passional, sem ;relação com uma suposta onda de violência no campus da Asa Norte;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação