Cidades

Distritais dificultam aprovação de aborto legal após violência sexual

Associações feministas criticam fortemente o projeto de lei. Professor da UnB afirma que matéria não traz novidades na discussão sobre o assunto

postado em 23/03/2016 06:05


Está pronto para ser votado em plenário o projeto de lei (PL) que ;estabelece diretrizes para a implantação do programa distrital de prevenção ao aborto, abandono de incapaz e administração das casas de apoio à vida;. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa seguiu os passos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Casa, que deu parecer favorável no ano passado, e aprovou a matéria ontem. Entre outros pontos polêmicos, o PL visa dificultar o aborto até mesmo em casos de estupro. Coletivos feministas reclamam da ;falta de sensibilidade; com a violência sexual por parte dos deputados. Especialista em direito constitucional classifica a medida como ;algo para mostrar serviço; ao eleitorado.

O tema é sensível à bancada evangélica, que engloba um terço dos distritais da atual legislatura. O idealizador da proposta, Rafael Prudente (PMDB), é um deles. A relatora na CCJ e autora do substitutivo aprovado no âmbito da comissão, Sandra Faraj (SD), também. Ontem, a matéria recebeu votos favoráveis de três deputados: além da própria Sandra, Bispo Renato Andrade (PR) e Raimundo Ribeiro (PPS). Chico Leite (Rede) e Robério Negreiros (sem partido) não compareceram à reunião em que foram aprovadas as diretrizes para a prevenção de abortos, inclusive em casos de violência sexual (veja O que diz o projeto de lei).

A matéria já repercutiu entre associações feministas. O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) manifestou repúdio ao projeto de lei por ;não se atentar ao código penal, que garante à mulher acesso às informações e ao abortamento legal em casos de violência sexual;. ;O que mais choca é a falta de sensibilidade a uma forma de violência tão brutal, como o estupro. Argumentam-se em defesa da vida, mas se esquecem da vida da mulher;, critica a assessora técnica do Cfemea Masra Andrade. ;Como você coloca alguém como mãe de um estupro? Esse projeto, assim como o estatuto do nascituro em âmbito federal, visa dificultar ainda mais o processo de abortamento legal;, afirma.

Segundo Débora Diniz, pesquisadora da organização não governamental Anis ; Instituto de Bioética, o projeto ignora as mulheres que não querem ter filhos. ;Um programa distrital de prevenção e cuidado à mulher vítima de violência sexual e que inclua o aborto só pode ser feito de duas maneiras: cuidando das que queiram interromper a gravidez e das que desejam mantê-la. Esse projeto não reconhece as mulheres que não querem se manter grávidas após um estupro;, argumenta. ;Em todo o artigo 2; não existe mulher vítima de violência sexual ou em sofrimento, somente ;mãe;. Não é uma troca ingênua;, continua. Diniz argumenta que a matéria prevê o que a política nacional de saúde já estabelece, e ainda ignora o fato de a mulher poder interromper a gestação.

;Nada novo;

Na visão do professor de direito constitucional da Universidade de Brasília (UnB) Mamede Said, o texto reproduz parte do que é estabelecido em âmbito nacional e não apresenta inovações. ;Parece-me ser algo para mostrar serviço. O parlamentar dá a entender que está impulsionando o GDF a estabelecer um programa, mas não traz nada novo;, diz. ;O projeto, pretensamente, estabelece inovações, mas não muda o quadro, pois se o GDF fosse implantar um programa, o próprio Executivo estabeleceria a norma;, explica.

Questionada sobre o posicionamento feminista e jurídico, Sandra Faraj argumenta ser a ;favor da vida;. ;(Ser favorável ao aborto) é uma visão feminista, e eu tenho o meu jeito de ver. A partir da concepção, há vida;, opina a deputada. ;As feministas acham que têm o direito de matar. O feto não é um alongamento do corpo da mulher, é outra vida;, continua. Na justificação do PL, Rafael Prudente (PMDB) afirma ser necessário ;erradicar ou eliminar substancialmente o aborto, propiciando segurança à saúde e vida das mulheres;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação