Cidades

Donos de food trucks do DF deverão se cadastrarjunto à Vigilância Sanitária

Proprietários devem se cadastrar junto à Diretoria de Vigilância Sanitária, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde

postado em 05/04/2016 20:31
Os donos dos cerca de 200 food trucks do Distrito Federal devem ficar atentos. Quem trabalha no setor deve se cadastrar junto à Diretoria de Vigilância Sanitária, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde. O órgão fiscalizará as regras de funcionamento e de limpeza desses estabelecimentos. A obrigatoriedade consta na Instrução Normativa n; 11, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 1; de abril, que define o cadastramento e as auditorias.

Leia mais notícias em Cidades.

O cadastro poderá ser feito nos 21 núcleos de inspeção em todo o DF. Os proprietários dos veículos usados como food trucks deverão preencher um formulário e fornecer informações referentes ao negócio como lista de alimentos e bebidas, matérias-primas, local de armazenamento, endereço da cozinha de apoio e número de funcionários e refeições servidas.

Em seguida o GDF marcará uma vistoria no food truck e nos locais de apoio e, caso não sejam detectados problemas, o proprietário receberá o Certificado de Vistoria de Veículos. O documento refere-se apenas à regularização das atividades do ponto de vista sanitário, sem incluir autorização de uso de área pública.

De acordo com o gerente de alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária, André Godoy, o cadastro é uma forma de fiscalização. ;É o início de um processo para controlar a qualidade desde a matéria-prima até a chegada do alimento aos consumidores;, expilica. O órgão também exigirá um fluxograma descritivo com as etapas do processo produtivo. A previsão é que todos os veículos do gênero no DF estejam cadastrados até o fim de abril.

Na vistoria veicular, os técnicos do governo conferem 63 itens que levam em conta estrutura do veículo, equipamentos e utensílios, higiene das instalações e do ambiente, controle de vetores e pragas e armazenamento. Também serão avaliadas as condições da cozinha auxiliar e do depósito. Quem não fizer o cadastro está sujeito a processo administrativo, apreensão do veículo e multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhões, dependendo do caso.
Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação