Cidades

Equipe de Robótica do Sesi-DF competirá em Torneio na Espanha

Grupo será um dos representantes do Brasil no Torneio Aberto da Espanha de Robótica que será realizado entre os dias 4 e 7 de maio

postado em 14/04/2016 10:33

o grupo garantiu a chance de compor a delegação brasileira em uma das competições internacionais de Robótica.

O Grupo de robótica do Sesi Distrito Federal participará no mês próximo de um Torneio Internacional na Espanha. Equipe Lego Field ficou entre os oito times suplentes na Etapa Nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Classificado, o grupo garantiu a chance de compor a delegação brasileira em uma das competições de Robótica internacionais. A cidade de espanhola escolhida para sediar a disputa foi Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Leia mais notícias em Cidades


O comunicado oficial foi dado na quinta-feira (7/4) da semana passada, pela Gerência de Projetos Educacionais do Sesi Departamento Nacional. Os gestores, coordenadores, competidores e seus familiares receberam com muita alegria, relatando ter trabalhado muito na temporada. Segundo a gerente de educação da entidade, Learice Alencar, a notícia da convocação chegou para coroar o esforço de todos os envolvidos no projeto Robótica do Sesi-DF.

A 10; edição do evento First Lego League na Espanha acontecerá sob a organização da empresa parceira Scientia Foundation. Ao todo, 90 equipes de 80 países participarão da competição que contará com o mesmo formato dos torneios realizados no Brasil. Será uma grande troca de experiências em ciências e tecnologia, vivência dos valores propostos pela FLL, compartilhamento de ideias e projetos.

Na temporada 2015-2016 do Torneio de Robótica FLL, os estudantes foram desafiados a criar projetos de pesquisa que apresentassem soluções inovadoras seguindo a temática de ;Como cuidamos do nosso lixo;.

A proposta da equipe Lego Field consistiu em um projeto que sugeriu uma nova forma de coletar e destinar o lixo orgânico no Distrito Federal por meio de um Termodigestor Anaeróbio. A ideia prevê a geração de energia a partir desse tipo de resíduo e, consequentemente, a obtenção de retorno financeiro a ser investido em ações e melhorias socioeconômicas para a região.

First Lego League (FLL)

É uma organização americana sem fins lucrativos que se dedica a ajudar crianças e jovens a descobrir e a desenvolver a paixão pela ciência, tecnologia, matemática e engenharia. O Grupo LEGO, da Dinamarca, é desenvolvedor da LEGO Education, provedora de soluções e recursos utilizados em sala de aula que incentivam os alunos a pensar de forma criativa, racional, sistemática e transformam o aprendizado em algo divertido. Para potencializar suas atuações, as duas instituições firmaram uma parceria criando então a First Lego League (FLL).

Colaborou Charles Jacobina

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação