Cidades

Brasília recebe edição de projeto que entrega doações a moradores de rua

Criada na África do Sul, a "The Street Store" será realizada novamente em Brasília em 21 de maio; objetivo é oferecer doações de uma maneira diferente

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 26/04/2016 18:33

Criada na África do Sul, a

Os mais de 2,5 mil moradores de rua do Distrito Federal, segundo a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, vão ganhar uma ajuda para conseguir roupas doadas. Isso porque Brasília vai receber pela segunda vez o The Street Store, no qual voluntários arrecadam esses objetos para doação e, na sequência, simulam uma loja para que pessoas desfavorecidas possam escolher as que mais lhes agradem.

Quatro jovens universitárias foram as responsáveis por trazer a iniciativa para Brasília: Cecília Macedo, Isabella Bonato, Malu Fialho e Marcela Nóbrega. ;A Cecília ouviu falar do projeto no ano passado. Ela já trabalha com eventos e quis promover a The Street Store em Brasília, aí chamou alguns amigos;, explica Marcela. ;A ideia de fazermos doações de maneira diferenciada, com a possibilidade das pessoas escolherem o que as agradam, conquistou o coração de todos os organizadores;, completa Isabella.

O diferencial em relação a uma doação comum, explicam as organizadoras, é o fato de oferecer à pessoa em situação de rua a oportunidade de escolher aquilo que deseja. ;O beneficiado tem a possibilidade de optar pela roupa, pelo sapato ou pelo acessório que quiser, desde tamanho, cor e modelo. É uma forma de trazer dignidade, como se estivesse em uma loja mesmo, recebendo atendimento e tudo;, enfatiza Malu.

No ano passado, foram arrecadadas 6 mil peças, e 550 pessoas em situação de rua foram beneficiadas. Segundo as organizadoras, a expectativa de doações foi mais do que dobrada. ;Isso foi muito impressionante para mim e, até hoje, não acredito. É algo surreal, porque conseguimos impactar muita gente e separar muita roupa;, avalia Cecília.

O sucesso do evento fez com que ele ganhasse uma segunda edição, que será realizada em 21 de maio, na Rodoviária do Plano Piloto. Quem quiser contribuir, pode doar roupas, cobertores, calçados, acessórios e brinquedos em pontos de coleta espalhados pelo DF. A organização também está à procura de voluntários que possam trabalhar no evento. Mais informações estão disponíveis no Facebook.

Criada na África do Sul em 2014, a The Street Store já percorreu diversas cidades do mundo, como Bruxelas, Buenos Aires e Las Vegas. No Brasil, a loja de rua já foi montada, entre outros municípios, em São Paulo, Belém e Teresina. A segunda edição em solo brasiliense será a 411; ao redor do globo.

;A gente quer comida, diversão e arte;

Além de roupas, a iniciativa também arrecada livros e gibis para pessoas em situação de rua. "O livro tem a capacidade de transportar as pessoas para outras realidades. Ele funciona como um universo paralelo capaz de tirar as pessoas momentaneamente daquela realidade, além de ser um incentivo aos estudos;, diz Isabella.

A arrecadação de livros também aconteceu no ano passado. Isabella afirma que eles tiveram uma boa aceitação. ;Várias crianças saíram com um exemplar debaixo do braço. Também fizemos uma parceria com o projeto ;Espalhe Palavras;, que cria gibitecas em escolas públicas.;

Público solidário


Após o sucesso da primeira edição da The Street Store, as organizadoras acreditam que o público brasiliense seja solidário. ;No dia a dia, vejo que a maior parte das pessoas passa direto pelos mais carentes e em situação de rua, que acabam ficando meio ;invisíveis;. Mas quando vimos o enorme engajamento que tivemos nesse evento, percebi que também tem muita gente disposta a ajudar como pode;, opina Marcela.

Para Cecília, ;o evento pode ser uma abertura para a discussão sobre essas pessoas e o que se pode fazer para tirá-las dessa situação;. ;Nós fomos muito bem recebidos por muitas pessoas. Acredito que a cidade é bem solidária;, pondera.

Já Malu afirma que a participação na iniciativa trouxe uma contribuição pessoal. ;O projeto tem muito a ver com o meu propósito de vida. Desde que me entendo por gente faço coisas voluntárias. Esse projeto em especial abriu meus olhos pra uma realidade que a gente acha que entende, mas só estando de perto pra realmente saber como é;.

A estudante finaliza com um convite. ;A gente passa dias e dias com vontade de fazer a diferença e ajudar alguém e nem sempre sabe pra onde ir, que projeto apoiar. Essa é a oportunidade de apoiar uma causa que pode ajudar muitas pessoas. Ajude como você puder: doando, sendo voluntário ou compartilhando o projeto. Toda ajuda é bem-vinda;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação