Cidades

Taxa de desemprego aumenta no DF: em um mês 17 mil perderam o trabalho

A taxa de desemprego passou de 17,2%, em fevereiro, para 18,1% em março. Já são 282 mil desempregados na capital. Comparando com o mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego total passou de 13,2% para 18,1%. Em um ano, o número de desempregados aumentou em 84 mil

postado em 27/04/2016 15:07
Em todo Distrito Federal já são 282 mil desempregados
Os reflexos da crise econômica brasileira causam impacto no número de pessoas empregadas no Distrito Federal. A taxa de desemprego passou de 17,2%, em fevereiro, para 18,1% em março. Isso significa que em menos de 30 dias, 17 mil trabalhadores perderam o emprego na capital do país, somando 282 mil desempregados. Os dados alarmantes são da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), divulgados na manhã desta quarta-feira (26/4) pela Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Companhia de Planejamento (Codeplan) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Fundação Seade.

Comparando com o mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego total passou de 13,2% para 18,1%. Em um ano, o número de desempregados aumentou em 84 mil. De acordo com a pesquisa, isso é resultado da redução do nível de ocupação (eliminação de 30 mil postos de trabalhos) e do aumento da População Economicamente Ativa (entrada de 54 mil pessoas no mercado de trabalho na região). A pesquisa revela que entre 2015 e 2015, os setores de serviços e comércio foram os que mais apresentaram queda nos postos de trabalhos, com menos 24 mil, e menos 4 mil, respectivamente. A construção criou 2 mil vagas e a Indústria de Transformação apresentou 1 mil vagas.

A pesquisa também revela que, em um período de um ano, o número de pessoas ocupadas vivendo de forma autônoma passou de 18% para 19%, enquanto o quantitativo de empregados com carteira assinada passou de 71% para 70%, com menos 4 mil pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação