Cidades

Trabalhos assinados por Burle Marx sofrem com falta de cuidado e manutenção

A exceção na capital federal é a Praça dos Cristais, no SMU

postado em 01/05/2016 08:10
A exceção na capital federal é a Praça dos Cristais, no SMU

Os amantes da arquitetura que visitam Brasília não estão interessados apenas nas linhas e curvas de Oscar Niemeyer ou no urbanismo modernista de Lucio Costa. A intervenção paisagística pensada por Roberto Burle Marx também foi decisiva para que a capital figure entre os expoentes arquitetônicos mundiais. Porém, a obra de um dos maiores paisagistas do século 20, por vezes, chega a passar despercebida diante do escasso cuidado que muitas delas recebe.

Um dos casos mais evidentes é a Praça das Fontes, no Parque da Cidade, um dos principais cartões-postais de Brasília. O Correio visitou o local na tarde da última quarta-feira e não havia ninguém por lá. O jardim suspenso, dividido em três grandes plataformas, tem todos os artifícios para ser exuberante, mas está abandonado. Há mato alto e grama seca. Os poucos bancos não permitem a contemplação, pois foram depredados. O mesmo acontece com os paralelepípedos. As fontes, que dão nome à praça, não funcionam.

A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer informou, por meio de nota, que solicitou à Novacap, responsável pela poda dos jardins das áreas públicas de Brasília, uma avaliação sobre o espaço. Após esse resultado, a Administração do Parque da Cidade tomará as medidas necessárias para recuperação e melhorias da Praça das Fontes, tendo em vista a complexidade e o custo do serviço.

Outro ponto que chama a atenção pela falta de zelo é o Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB). As únicas plantas que mantêm o viço são aquelas adaptadas ao clima seco. Porém, a maioria delas carrega um aspecto ocre e dividem espaços com palhas secas espalhadas pelo câmpus. Os alunos reclamam que, até o semestre passado, os jardins do local eram bem cuidados, mas, que, desde o início do período letivo de 2016, não há mais funcionário algum tomando conta do local.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação