Cidades

Tocha Olímpica deixa a capital federal e segue em comboio para Goiás

No total, o revezamento deve ser feito entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país

postado em 04/05/2016 08:35
A chama e a tocha olímpicas deixaram a capital federal por volta das 9h50 desta quarta-feira (4/5). Após o revezamento por vários pontos do Distrito Federal, nessa terça-feira (3/5), os símbolos dos Jogos Olímpicos foram guardados sob escolta da Força Nacional e da Polícia Militar no Estádio Mané Garrincha.

A tocha segue pela BR-060 em comboio para a cidade de Corumbá, em Goiás. No total, o revezamento deve ser feito entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país e terminando com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, em 5 de agosto.

Momento histórico
O dia 3 de maio de 2016 ficou marcado na memória de milhares de brasileiros. A chegada do fogo olímpico em Brasília deu início ao revezamento da tocha, que antecede a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A chama olímpica foi acesa em 21 de abril e circulou pela Grécia e pela Suíça. Ela deixou Genebra na noite de segunda-feira, horário local. Às 7h25 de ontem (horário de Brasília), um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos desembarcou na capital federal após um esquema especial de transporte.
[SAIBAMAIS]


Durante o voo, as quatro lamparinas acesas com o fogo olímpico foram cuidadas por guardiões treinados anteriormente. No avião, estavam Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Rio 2016; Giovane Gávio, bicampeão olímpico com a seleção de vôlei; convidados de patrocinadores e da organização. Durante a parte final do viagem, a aeronave foi acompanhada por dois aviões de caça da Força Aérea Brasileira.

O trajeto por toda a capital foi marcado por alguns protestos, mas, no geral, o percurso foi tranquilo. Cerca de 14 mil homenageiam o revezamento em Taguatinga, mas a alegria se espalhou por todo o DF. Teve gente que fabricou a própria tocha no Plano Piloto. No Riacho Fundo 1, atletas dos centros olímpico e paralímpico mostraram orgulho pelo evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação